4 de março de 2011

Associação estréia TV Pro Rock

O show do Taurus foi a primeira cobertura do Pará Undergrond

No próximo domingo de Carnaval a Associação Comunitária Paraense de Rock, a Pro Rock, inaugura aqui neste espaço o primeiro projeto experimental da TV Pro Rock, projeto que visa a produção de conteúdo para vídeo digital sobre a cultura rock na cidade de Belém e no Estado do Pará.

De acordo com o jornalista Nicolau Amador, coordenador de comunicação, a intenção é formar técnicos e produtores jornalísticos, gerando mão de obra para o mercado e difundindo a nossa cultura. “Quem sabe a linguagem muitas vezes não tem a técnica e quem tem a técnica quer ouvir pagode no final de semana, então não entende a linguagem”, explica.

A intenção é que jovens que fazem parte da cena rock possam ser eles mesmos os produtores do conteúdo, orientados por profissionais de cada área, como é o caso de Nicolau, que é jornalista formado pela UFPA com mais de 16 anos de experiência em jornais e TV’s locais. “Sou voluntário, coloco meu conhecimento e meu trabalho a serviço de uma coisa que acredito, assim como muitos dos colaboradores da Pro Rock”, diz.

O primeiro programa que vai ao ar é o Pará Underground, com a cobertura do show da banda Taurus, realizado na semana passada em Belém pela Metal Hard e Castway. O programa foi produzido por Nicolau, Lucas Monteiro (da banda Hellride) e João Barros (da All Stil Burns), que já tinham a idéia com um grupo de amigos de fazer o programa. A Pro Rock abraçou o projeto porque já tinha em seu planejamento a execução de ações idênticas.

“A Associação dá a estrutura necessária, como cameras, computador para edição dos vídeos e tudo o mais que dispõe para o pessoal trabalhar, além da orientação técnica. O Robson Fonseca, por exemplo, que também é nosso coordenador de audiovisual vai dar oficinas e workshops de produção e direção para melhorar o trabalho”, explica.

Quando fala sobre os parceiros de produção do programa, Nicolau é só elogios. “Com pouca experiência, Lucas tem se mostrado um excelente videomaker, tem excelentes noções de direção e de edição. E o João mostrou muita desenvoltura nas entrevistas, ficou um material muito bom. Melhor ainda considerando que foi só o primeiro”, conta.

O projeto de comunicação da Pro Rock vai trazer mais oportunidades. O projeto deve contar com a colaboração de outros membros como Jayme Katarro, da Delinqüentes, que está preparando uma coluna sobre o rock local contando também algumas das histórias que ele viveu ao longo de seus 25 anos de carreira. Caio, um dos idealizadores do Pará Undergorund, também deve ser colunista do blog.

O Pará Underground terá dez minutos de duração e vai ser produzido a cada 15 dias ou um mês com coberturas exclusivas de show e eventos e com uma reportagem, além de agenda e notícias em nota pelada. “É simples, a gente produz e edita o material e levanta no canal do Youtube da Pro Rock. No dia combinado a gente posta ele na integra no blog”, explica Nicolau.

É esperar para ver, no próximo domingo o trabalho vai ao ar, com a apresentação de João Barros. Siga a Pro Rock no Twitter: www.twitter.com/Prorock_Para . Sugestões de pauta para associaprorock@gmail.com

Por Gil Sóter

Um comentário: