22 de março de 2011

Suzana Flag embala noite na Saraiva



Foi de clima íntimo e entusiasmado, como uma reunião entre amigos, movida a música, e ares de descontração. Assim podemos descrever o show da Suzana Flag, sexta (18), na Livraria Saraiva do Shopping Boulevard. A banda tocou sucessos do segundo CD, Souvenir (2010), como “Híbrido”, “Dual”, “Postal”, “Um dia de cada vez’’ e a faixa título, além de hits antigos do disco artesanal Fanzine, como “Contraposto” e “Recreio”.

“Estou me sentindo na escola, cantando para os colegas de classe”, falou a vocalista Suzanne May, ao sentir a empolgação do público presente, que cantava o refrão das músicas e fazia pedidos de melodias do primeiro e segundo CD. Os 45 lugares do local contribuíram para clima mais acalorado, e sobressaltou o entusiasmo do público, que a cada final de canção, gritava “toca mais uma!”.

As mais pedidas eram “Contraposto” (do Fanzine), “Dual” e “Antiaéreo”, do disco novo, produzido por Nicolau Amador e Joel Melo. “A arte é um parto. Esse disco é um grande pano de histórias de vida, de amigos, da vida na cidade”, conta Joel, guitarrista da banda, ao falar do novo álbum, gravado em estúdio, o que representou uma grande mudança na trajetória do trio, pois seu primeiro CD, “Fanzine”, foi gravado em noves meses de maneira inteiramente artesanal.



“O sentimento é de dever cumprido. A banda chega a lugares como São Paulo, e é comum ouvirmos das pessoas que nossa música ajudou a resolver alguns problemas da vida delas, e isso é muito legal”, relata o músico, que teve o acompanhamento luxuoso da baixista Camila Barbalho, da banda B3.

Para algumas pessoas o som da Suzana Flag resolveu casos amorosos. Como para Edson Costa, 23 anos, que trabalha em uma panificadora. Depois da apresentação, ele disse que ouviu o anúncio do show na Rádio Cultura FM, quando a banda se apresentava na manhã daquele dia no programa Conexão Cultura Ao Vivo. Ele contou que curte a banda faz tempo e que apresentou o som a Fabiana Dantas, que hoje é sua namorada.

“A gente sempre escuta junto, já levei ela a shows e ela se apaixonou. O Suzana Flag faz parte da trilha sonora do nosso namoro, tanto que eu vim comprar o disco especialmente para ela”, contou Edson, levando para casa o álbum autografado pelos integrantes da banda.

Fernanda Colares, vencedora do sorteio “Eu retuíto e ouço Suzana Flag na Cultura FM e na Saraiva. E ainda ganho uma camiseta!”, lançado no mesmo dia, pelo twitter da banda (@bandasuzanaflag), é fã do trio há mais de cinco anos, “Comecei a ouvir as músicas pelas rádios Unama e Cultura FM, desde então me apaixonei pelo som”, relata a jovem que tem uma predileção especial pela lovesong “Dual”, um dos hits mais solicitados pelos fãs do SF.

O Espaço Cultural Benedito Nunes, na Saraiva, inaugurado ano passado, mantém parcerias com o Som do Norte e o Coletivo Se Rasgum, com a proposta de levar ao público de Belém, sempre as sextas, pocket shows que mostrem outra faceta dos artistas locais. A intenção é aproveitar o intimismo que o espaço proporciona para que cantores, cantoras e instrumentistas interajam com a platéia.

“O espaço é para acolher o trabalho das bandas, e proporcionar uma aproximação com o público, promovendo discussões e a troca de idéias entre fãs e artistas”, conta Tainah Fagundes, coordenadora de comunicação do espaço. “É mais um canal de divulgação, porque há também o anúncio dos CD’s dos músicos, à venda no dia do evento.”



Para Joel, “a proposta da Saraiva é de extrema importância, já que Belém oferece poucos espaços como esse para promover a música local”.

Para Aelson Maximiana, vocal e guitarrista da banda Crisantempo, “a oportunidade de tocar na Saraiva, é uma chance da galera ter contato e curtir o trabalho do grupo, que ainda é novo, e com referências dos anos 70”, conta o músico, que aguarda confirmação de show no espaço, em abril.

Fotos: Susanne May na Saraiva; Camila Barbalho da banda B3; Fernanda Colares com Suzana Flag

Texto: Luciana Alcantara (@Lu_Alcantara_)
Fotos por @Nicobates

3 comentários:

  1. Agradeço a citação na matéria do Som do Norte, que realiza o projeto Som do Norte na Saraiva toda 2ª sexta-feira de cada mês. A outra parceria mantida pela Saraiva é com o Coletivo Megafônica, responsável pelos Finais de Tarde sempre na última sexta-feira, mensalmente, e não o Se Rasgum (que também não é um coletivo, e sim uma produtora).

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas correções, Fábio! Estão registradas.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, ñ pude ir no dia, mas soube que foi uma arrazo!! Parabéns pela cobertura!!!

    ResponderExcluir