15 de abril de 2011

A despedida do Norman Bates?

Foto de Rogério Uchoa

A banda paraense Norman Bates filma neste domingo o clipe da música “Equatorial Lounge”, faixa que dá nome ao segundo disco do grupo de rock, em fase de gravação. O vídeo será filmado no anfiteatro da Praça Dorothy Stang, ao lado do elevado Daniel Berg, com direção de Fernando Segtowick, cineasta a frente dos filmes “Dias”, “Dezembro” e do premiado “Matinta”.

Na última quinta-feira, a banda anunciou pelo Twitter (@NormanBatesPA) que esta pode ser a última apresentação do grupo, que tem mais de 15 anos de carreira. Segundo o perfil virtual da banda, o motivo para a dissolução seria a mudança do baterista Wagner Nugoli para São Paulo além das dificuldades dos integrantes em conciliar a banda com suas outras atividades profissionais.



Nugoli entrou na banda há um ano, substituindo Regi Cavalcante. Ele vai para São Paulo tocar com a banda de new metal Hope, que já transferiu domicilio para a capital paulista e tem uma turnê agendada pela Europa ainda este ano. “Wagner é um excelente instrumentista e tem mais é que correr atrás do sonho dele mesmo enquanto ele tem tempo e disposição para isso”, comentou o guitarrista Nicolau Amador.

O anúncio do fim da banda provocou reações entre parceiros e admiradores no Twitter. Jayme Katarro (@jaymekatarro), vocalista da Delinqüentes, que tem 25 anos de estrada, desdenhou da decisão da banda, se negando a acreditar no fim do grupo, que é uma das referências de resistência no circuito roqueiro da cidade. “Parem com isso que é”, escreveu ele, que foi parceiro integrante da banda em sua primeira formação e parceiro na gravação do DVD Bodas de Ouro, ainda inédito.

Bernie Walbenny, produtor musical que reside em São Paulo e trabalha com a banda Madame Saatan, lamentou o final do grupo. “Sou muito fã da banda e foi uma grande satisfação ter colaborado, mesmo que ligeiramente, com vocês. Ficam para a história”, disse ele, que também foi produtor do Norman Bates quando ainda morava em Belém.


Mas, ainda segundo o Twitter da banda, os integrantes não lamentam o fim do grupo. “Vamos lamentar, sim, se nossos amigos e fãs não estiverem lá para celebrar esse momento” e em seguida convidam a todos para participar do clipe. “Convidados a todos os trabalhadores rurais ou urbanos que estiverem em Belém para, pacificamente, celebrar conosco”, disseram em referência ao dia 17, aniversário do evento que resultou na morte de 19 sem-terra em 1996 em Eldorado dos Carajás.


Registro - O grupo deixa um disco de inéditas novinho em folha, que os fãs esperam por longos nove anos, desde o lançamento do primeiro disco, “Norman Bates” (Ná Music 2002). E deixa também o registro de um show e dois novos vídeos, coisa rara para a produção da banda, que em 15 anos teve apenas dois clipes filmados, “Cheia de Amor pra Down” e “Onde Os Olhos Não Alcançam”, este último também dirigido por Fernando Segtowick. O vídeo novo tem patrocínio de MM Produções e apoio de Jambu Filmes, Funtelpa, Ná Music, Pro Rock e Música Paraense.ORG.



O disco ainda será finalizado no estúdio @Apce_Music, em Belém, mas a bateria de Wagner Nugoli já está gravada. Os demais integrantes da banda que ficam na cidade vão continuar a gravação do disco. Além do álbum, a banda deixa o registro do show “Bodas de Ouro – Trilogia do punk paraense”, produzido pela Associação Pro Rock com shows das bandas Norman Bates, Delinquentes e Rennegados. O DVD, com previsão de lançamento para este ano, está em fase de edição.Nenhum outro integrante foi encontrado para falar do assunto.


Serviço:

Show de despedida da banda Norman Bates e gravação do clipe “Equatorial Lounge”, no anfiteatro da Praça Dorothy Stang, ao lado do elevado Daniel Berg, que fica na Avenida Júlio César com Pedro Álvares Cabral. A apresentação começa às 9h. Entrada franca.


Norman Bates nas ruinas do Murucutu. Foto de Leg

Foto 2: Wagner Nugoli, baterista que se despede. Foto: Mário Guerrero
Foto 3: Foto de Mário Guerrero
NB e Sammliz, foto de Mario Guerrero
Por Gil Sóter @Gilsoter

Ouça "Onde os Olhos Não Alcançam"
Onde os olhos não alcançam by Norman Bates PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário