22 de agosto de 2011

Setembro Negro: o melhor do black metal

Dia 2 de setembro o African Bar sediará o Festival Setembro Negro. O maior evento brasileiro de Black/Death Metal contará com a presença das bandas de black metal Belphegor (Áustria) e Ragnarok (Noruega). A abertura do festival ficará por conta das bandas paraenses Eternal Darkness e Disgrace and Terror. Ingressos antecipados na Distro Rock (R$ 50,00).

A Leprosys, juntamente com a Tumba Produções, trará pela primeira vez à cidade das mangueiras, ou melhor, à “terra do fogo” (como define um dos grupos de abertura) as bandas Belphegor e Ragnarok - que já são lendas do gênero, trazendo aos adoradores do estilo uma noite de manifesto contra a cultura religiosa da cidade. A produção do Festival adianta, ainda, que trará as bandas Violator, em outubro, e Torture Squad, em novembro.

Apesar de usarem simbolismos satânicos, muitos desses fiéis bangers o fazem não só para mostrar desprezo pelo que é valorizado no mainstream, mas para se contraporem a cultura religiosa (defendendo a liberdade ao invés do satanismo).

Belphegor, o demônio da preguiça, das descobertas e dos inventos; e Ragnarok, o apocalipse dos deuses/do supremo, fazem fusão contra a rivalidade que geralmente é vista nos subgêneros do Black Metal, em prol de sustentar de forma inteligente suas idéias através do corpse paint e da fidelidade da língua de origem de velhos cultos anticristãos.

As bandas belenenses Eternal Darkness e a Disgrace and Terror - que toca Thrash\Death metal oitentista com qualidade e brutalidade - só têm o que celebrar em suas respectivas carreiras: a primeira está lançando seu terceiro CD e a segunda se prepara para a sua turnê pela Europa.

Pelo celular, conversei com o vocalista do Disgrace and Terror, Rot, que contou sobre o Festival e os projetos da banda:

BEATRIZ: O Disgace já circulou por boa parte do Brasil. Como é a receptividade do público? É igual à de Belém?

ROT: Com certeza o pessoal do nordeste se compara com Belém em termos de receptividade. Aqui em Belém o público é bem fiel. O pessoal sempre vai aos shows e compra o nosso material. No nordeste é a mesma coisa. Conhecem bem o Disgrace, pois já circulamos por quase toda a região.

BEATRIZ: Muitas bandas de metal tradicional, estando fora do mainstream, podem encontrar certa dificuldade para vir ao Brasil. Com qual banda estrangeira você tem vontade de tocar?

ROT: Com o Slayer. Eles só circularam pelo sul e sudeste quando vieram ao Brasil. Fazemos turnês por lá também, mas ainda não tivemos a oportunidade de tocar com os caras.

BEATRIZ: Qual sua opinião sobre a simbologia satânica que o Black Metal usa?

ROT: Olha, cada artista tem que ter uma boa atitude para mostrar. Cada banda vai de acordo com o segmento artístico que possui, e pronto. Não tenho nada contra o Black metal. Sou a favor da música, do som.

BEATRIZ: Você já conhecia o trabalho das bandas que tocarão no Festival? A atitude delas possui certa ligação com a do Disgrace?

ROT: Conhecia, sim. Bem, o Disgrace não tem nada de Black, a única semelhança é que fazemos metal extremo. Como disse, não temos nada contra. Já tocamos bastante com bandas de Black metal, tanto em Belém como em outros lugares.

BEATRIZ: Vocês farão, pela primeira vez, uma turnê pela Europa. Qual a expectativa dos integrantes?

ROT: Bem, estamos planejando a turnê desde novembro de 2010. Encaramos com muita seriedade, pois vamos fazer 21 shows. Afinal de contas, são seis países em uma turnê que vai terminar somente em novembro. Desde que começamos a fechar os lugares, estamos nos preparando psicologicamente e fisicamente. A adrenalina está grande, principalmente agora que a data da turnê está perto. Para nós é um momento histórico, já que é a primeira vez que uma banda de metal do norte faz uma turnê européia.


SERVIÇO:

SETEMBRO NEGRO FESTIVAL

Bandas: Belphegor (Áustria), Ragnarok (Noruega), Eternal Darkness (lançamento do 3º CD) e Disgrace and Terror (show que antecede a tour européia 2011)

Local: African Bar

Data: 2 de setembro (sexta-feira)

Horário: 21 horas

Ingressos: R$ 50,00 à venda Distro Rock (Rua dos 48, em frente ao shopping Pátio Belém)


Por @Beatriz_Brito_

Nenhum comentário:

Postar um comentário