22 de novembro de 2010

Pará Pró Música promove seminário sobre negócios e sustentabilidade

Iuri Freiberguer dá aula de produção musical para músicos paraenses pelo projeto Pará pro Música em perceria com a Pro Rock

Foto: Mario Guerrero

Alternativas de desenvolvimento da atividade profissional da música. Esse é o tema do seminário “Música e Sustentabilidade – Perspectivas de desenvolvimento de negócios”, realizado pelo SEBRAE-PA através do projeto Pará Pró Música. O seminário acontece nesta terça-feira, 23, e vai reunir gestores e produtores de dentro e de fora do estado, envolvidos com as políticas públicas federais e iniciativas da sociedade civil organizada em torno de um novo mercado de música no Brasil.
O seminário começa às 9h com a presença de Eulícia Vieira, que é coordenadora de música popular do Centro da Música Funarte. Ela vai falar sobre a Rede Música Brasil, uma organização da sociedade civil em parceria com o MINC que realiza esse ano a segunda edição da Feira Música Brasil (FMB), que acontece entre os dias 8 e 12 de dezembro, este ano, em Belo Horizonte (MG).
Eulícia Vieira também vai falar sobre o Fundo Setorial de Música. Criado este ano pelo MINC, o fundo vai disponibilizar mais de R$ 100 milhões para financiar projetos neste segmento, como festivais, apoios a bandas e fanfarras, discos, mostras e alternativa de negócios.
A tarde, a partir das 15h, Vânia Nogueira, Secretária Executiva da Lei Semear, falará sobre o programa Semear, de incentivo a cultura, pelo Estado. Ela vai dividir a mesa com o compositor e instrumentista mineiro Makely Ka, coordenador do projeto de criação de uma Federação Nacional de Cooperativas de Música. Makely é membro da RMB e do Fórum Nacional de Música e defende a formação de cooperativas como alternativa e estratégia de mercado.
Segundo o coordenador do projeto Pará Pró Música, Michell Martins, a idea é aproximar o músico e os produtores paraenses, com ênfase aos integrantes do projeto, às alternativas e políticas que possam beneficiar as iniciativas nesse ramo, potencializando o mercado. “A informação é uma arma importante em qualquer negócio e na música não pode ser diferente. Estamos desbravando caminhos e mostrando as alternativas que estão disponíveis hoje no mercado”, diz Michell.
O Pará Pró Música tem apoiado iniciativas de profissionalização da música paraense e ações de visibilidade. Este ano o projeto apoiou a gravação do DVD Bodas de Ouro, da Associação Pro Rock; o Festival Megafonica, iniciativa do coletivo homônimo e parte integrante do Circuito Fora do Eixo; e a Semana de Profissionalização do festival Se Rasgum. Também realizou cursos gerenciais e técnicos como de controle financeiro, elaboração de projetos e o curso “Música LTDA, o Negócio da Música para Empreendedores”, do parnambucano Leonardo Salazar.
“Realizamos ainda o curso de produção musical com o produtor gaúcho Iuri Freiberguer, em parceria com o ponto de cultura Bafafá Pro Rock. E vamos levar uma comissão do projeto para uma visita de prospecção à Feira Música Brasil”, explica Michell.
O Seminário Música e Sustentabilidade é aberto a todos os interessados, e não somente aos integrantes do projeto. As inscrições podem ser feitas na hora no local do seminário e são gratuitas. Será no auditório do SEBRAE-PA na Avenida Municipalidade.


Contatos: (91) 8182 0506 - Michell Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário