23 de dezembro de 2010

Tem Bafafá domingo na Praça



O palco é o anfiteatro Praça da República e nele o poeta, cantor e escritor Paulo Martins vai apresentar as musicas do CD “Bafafá do Pará”, que deve chegar às lojas no primeiro trimestre de 2011. Além do compositor, o show Bafafá Pró Música, em sua sexta edição, contará com a participação de Andréa Pinheiro, Augusto Hijo e banda, as bandas Alibi de Orfeu e Suzana Flag, Kim Marques e o músico Rand Frank.

As músicas de Paulo Martins traduzem bem toda a efervescência da nova safra da musica regional, misturando estilos variados como o samba, a bossa nova, rock, funk e blues, aos ritmos amazônicos. As letras valorizam o cotidiano da cidade, os dias quentes, as tardes de chuva, as particularidades de Belém e, é claro, seus problemas sociais expostos em cada esquina. “Luamim” é uma delas. O nome é o mesmo do livro que deu origem a um dos projetos sociais da Universidade Federal do Pará, idealizado por Paulo Martins, a partir da sua própria experiencia, que na infância foi vendedor de flores nas ruas de Belém.

Paulo Martins iniciou sua experiência como poeta com a publicação do Livro “Luamim um anjo urbano” (Cejup, 1991). A obra, premiada no Brasil e no exterior conta a história de um menino de rua. Nessa nova fase, Paulo Martins apresenta ao público as composições elaboradas em parceria com os músicos Plínio Dourado, Luciano Dourado e Vinicius Leite. "É uma espécie de colagem poético-musical, tendo como inspiração a pop-art; resulta também de um movimento de resistência cultural, valorização da arte genuinamente popular baseada na minha experiência de menino vendedor de flores nas ruas", relata o compositor.

No show do próximo domingo, 26, Paulo Martins será acompanhado por Delcley Machado (violão e guitarra), Adelbert Carneiro (contrabaixo), Jacinto Kawage (teclado) e Edivaldo Cavalcante (bateria). Entre as músicas que serão executadas estão Macumbeira (Paulo Martins/Plínio Dourado), Maria Alice (Paulo Martins/Plínio Dourado), O Dia Mente (Paulo Martins), Bafafá do Pará (Paulo Martins/Luciano Dourado) e Que Tal me Dar (Paulo Martins).

O trabalho do compositor tem também sólida base no setor social e comunitário local, através do 'Programa Luamim: Peças Interventivas na Realidade', em curso no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (UFPA), inspirado na sua obra acadêmica e poética, que articula ferramentas da arte e da comunicação em trabalhos sociais. O Programa Luamim foi premiado em 2007 com o Selo 'Cultura Viva', do Ministério da Cultura. Paulo Martins é também uma das principais lideranças do Movimento Cultural “O Bafafá do Pará”, que agrega e difunde o trabalho de produtores culturais, artistas, grupos e comunidades culturais.


Poeta e compositor recebe como convidados Álibi de Orfeu, Suzana Flag, Kim Marques, Andréa Pinheiro, Augusto Hijo e Rand Frank na sexta edição do manifesto da música paraense

Líder do movimento que traz o título do seu CD, Paulo Martins é um dos idealizadores do manifesto artístico Bafafá Pró Música, que surgiu há três anos em parceria com a Associação Pró Rock e outros agentes da música paraense. O show tem patrocínio do Sebrae, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, e apoio do selo Na Music, APCE Music, Multi AB Produtora, Portal Cultura. A realização é do Ponto de Cultura Bafafá Pró Rock.



Serviço:

Manifesto Bafafá Pró Música, domingo, dia 26, 15h, no Anfiteatro da Praça da República.

Contatos:
(91) 9117-7020 (Danielle Ferreira)
(91) 8420 0110 (Paulo Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário