21 de fevereiro de 2011

Cocota de Ortega leva CCAA Fest












A banda Lapidação Poética fez show de abertura


Por @Nicobates


Cocota de Ortega foi a grande ganhadora do CCAA Fest 2010, que teve sua final realizada no último sábado, 19, no Teatro Gasômetro, Belém. O grupo concorreu com a música “Da Poeira” e foi o único que apresentou um estilo diferente do rock clássico ou suas vertentes mais tradicionais.

A segunda colocada foi a banda The Baudelaires, que concorreu com a música “Pam”, apresentando seu pop rock and roll ao estilo clássico, cantando em inglês. A terceira colocada foi a banda Mythus, que surpreendeu com a performance da jovem vocalista Norah, de apenas 16 anos, na música “Lovesick”, de riff pesado e letra em inglês também.

A banda que levou o prêmio Inovação, novidade no festival, foi a Navalha, formata por ex-integrantes da banda Caustic. O Navalha ganhou como prêmio uma gravação da faixa “A Calma” no APCE Music estúdio. A banda Myttus ganhou R$ 1.000,00, oferta da escola G2 Muhsica.Já os Baudelaires vão gravar um vídeo clipe patrocinado pelo Studio Pub. O primeiro prêmio é um CD gravado ao vivo nos estúdios da gravadora Na Music.

O festival, que já tem várias edições, torna-se cada vez mais tradicional, mas é preciso ressaltar algumas questões técnicas. Havia 15 bandas concorrentes na final e isso cansou um pouco o público e o júri, já que a banda Lapidação Poética fez o show de abertura quando deveria ter feito o encerramento. O set longo da banda prejudicou os ouvidos.

E por falar em ouvidos, todos sabem da deficiência acústica do Teatro Gasômetro, pelo excesso de ferro e vidro em sua estrutura. O som só começou a ficar bom mesmo depois da terceira concorrente e oscilou durante as demais apresentações, prejudicando algumas bandas. O ideal era ter cortinas pesadas nas laterais, que abafam o som e controlam a reverberação.

Com raras exceções, a média de todas as bandas foi baixa. Também foi prejudicial juntar grupos com mais de três ou cinco anos de carreira com bandas novatas, causando um desequilíbrio muito grande em quesitos como entrosamento e performance. Como as notas mais altas e mais baixas dos jurados eram excluídas, o resultado final pode em alguns aspectos não refletir aquilo que conta muito em apresentações ao vivo: justamente perfomance e entrosamento.

Deve-se ressaltar, no entanto, que este é um bom festival e uma grande iniciativa do CCAA, através do velho Max, mas precisa aperfeiçoar alguns desses quesitos. A produção foi boa e, fora os problemas técnicos, tudo ocorreu na maior tranquilidade.



*Nicobates é jornalista e foi um dos sete jurados no CCAA Fest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário