7 de fevereiro de 2011

Coléra faz show histórico em Belém

Pela primeira vez depois de 30 anos Cólera vem a Belém

Por Djanara Introvini

A banda paulista Cólera, uma das pioneiras do movimento punk rock no Brasil, faz show pela primeira vez em Belém no dia 19 de março no Açaí Biruta. A produção da Xaninho Discos com apoio da Pro Rock, traz como bandas de abertura as paraenses Delinqüentes, Licor de Xorume e Nó Cego. Os ingressos já estão a venda antecipadamente nas lojas For Fun Skate Shop e Distro Rock Store ao preço de R$ 20.

A pouco mais de um mês para o show os comentários são muitos entre o público, principalmente na Internet. A expectativa aumenta a cada dia por se tratar de uma banda com mais de 30 anos de estrada, que tem 14 álbuns e coletâneas, além de 16 participações em compilações.

O vocalista da banda Delinqüentes e proprietário do Fabrika Estúdio, Jayme Katarro, já tocou com a banda em um festival em São Paulo. Segundo ele, das quatro noites, o melhor show foi do Cólera. “A galera pode esperar muita energia. O show é surpreendente”, diz Jayme.

Já o guitarrista, vocalista e compositor punk Giovani Villacorta, da Norman Bates, nunca viu pessoalmente um show, apenas em vídeo, mas é declarado fã da banda. “Os caras são uma lenda. Sempre quisemos ver um show deles em Belém, mas não dava certo. Agora deu, com certeza vou para o show, e vou pirar!”

Desde 1979, a banda Cólera conta com os irmãos Redson (voz e guitarra) e Pierre (bateria). Hoje, a banda tem sua formação clássica reativada, com a volta de Val, no baixo, formação que gravou em 1982, o primeiro álbum de punk rock nacional, Grito Suburbano; ao lado de Inocentes e Olho Seco.

Album mais famoso da banda seminal do punk paulista

"Pela Paz em Todo Mundo" (1986), segundo álbum da discografia oficial de estúdio, é consagrado como um dos melhores do gênero no Brasil até hoje. Com mais de 30 mil cópias vendidas no Brasil, EUA e Europa, o álbum rendeu duas turnês pelo Brasil e uma turnê européia.

Pioneirismo - Cólera foi a primeira do gênero no rock nacional a fazer uma turnê fora do país em 1987. O que a princípio eram 18 shows marcados em três meses se transformou em 56 shows em 10 países em cinco meses. Em 2004 e em 2008 fizeram mais de 50 shows na Europa e até hoje são muito conhecidos em países como Alemanha, Holanda e Portugal.

"Esta quebra de barreira, permitiu a outras bandas brasileiras tocarem na Europa como Ratos de Porão, Sepultura, Ação Direta, Replicantes, Dead Fish...e muitas outras bandas, que seguem o mapa do circuito underground europeu”, explica Redson.

A Xaninho Discos é a produtora responsável pelo show, que vem para provar que o punk está cada vez mais vivo em Belém. O patrocínio é do Curso Exemplo e da loja For Fun Street Shop. Com apoio da Pro Rock, Música Paraense e Fabrika Studio, 1.6.3 Tattoo, Esmael Tattoo Art, Damexe Alargadores, Veg Casa e Programa Entrevista Amazônia.

Serviço:
Show das bandas Cólera, Delinqüentes, Licor de Xorume e Nó Cego no Açaí Biruta. Dia 19 de março a partir das 19h.
Informações: (91) 8214 2890 / 9139 4479
E-mail: xaninhodiscosfalidos@gmail.com
Twitter: @xaninhodiscos

2 comentários: