13 de março de 2011

Aumenta expectativa para show do Cólera

O burburinho sobre o show de uma das maiores lendas do punk nacional está pelas ruas


Menos de uma semana separa o público de Belém de um dos maiores grupos punk do Brasil. Depois de 30 anos de expectativa, finalmente a pioneira banda paulista Cólera já tem data certa para desembarcar por aqui e fazer um show digno de uma lenda do rock. No próximo dia 19 de março, a Xaninho Discos com apoio da Pro Rock recebe o trio em grande estilo no Açaí Biruta, com uma trinca de bandas anfitriãs que vão abrir a noite: Delinqüentes, Licor de Xorume e Nó Cego. E já dá para garantir lugar nessa rockada. Os ingressos antecipados do show estão à venda nas lojas Ná Figueredo ao preço de R$ 20.

Com 14 discos, entre álbuns e coletâneas, Cólera é uma banda fundamental na história do rock feita em três rápidos acordes que tomou conta da cena musical nos anos 1980. Resistindo bravamente ao tempo, o grupo está na estrada desde 1979 e vem a Belém com sua formação original: os irmãos Redson (voz e guitarra), Pierre (bateria) e Val (baixo). Foram eles os protagonistas de um marco do punk nacional: em 1982, gravaram o primeiro disco do gênero, Grito Suburbano.

Os caras trazem ainda na bagagem tantos outros feitos a que se orgulhar. "Pela Paz em Todo Mundo" (1986), segundo álbum da discografia oficial de estúdio, é consagrado como um dos melhores do gênero no Brasil até hoje. Com mais de 30 mil cópias vendidas em terras nacionais, EUA e Europa, o álbum rendeu duas turnês pelo Brasil e uma turnê européia.

Não à toa, a notícia do primeiro show da lendária banda em terras paraenses já causa frisson. O vocalista do Delinqüentes e proprietário do Fabrika Estúdio, Jayme Katarro, já tocou com o grupo em um festival em São Paulo. Segundo ele, das quatro noites, o melhor show foi do Cólera. “A galera pode esperar muita energia. O show é surpreendente”, diz.

Já o guitarrista, vocalista e compositor punk Giovani Villacorta, da Norman Bates, nunca assistiu ao vivo a um show, apenas em vídeo, mas é declarado fã da banda. “Os caras são uma lenda. Sempre quisemos ver um show deles em Belém, mas não dava certo. Agora deu, com certeza vou para o show e vou curtir muito”.

Se o público já está ouriçado, a vontade de fazer uma grande noite de rock também toma conta da banda. “Foi difícil concretizar a ida até Belém, mas agora que a data está confirmada, há um ânimo em relação a um formato de cena bem singular que em breve encontraremos. Já temos até a intro do show bolada pra Belém, mas é surpresa!”, diz vocalista Redson.

Por e-mail ele antecipa os os próximos projetos da banda, mantendo o fôlego após três décadas de palcos. “Nosso foco, desde janeiro de 2009, tem sido as comemorações de 30 anos. Fizemos shows de álbuns na íntegra aqui em Sampa e ainda faltam seis álbuns para completar o projeto. Estamos preparando o DVD de 30 anos e o próximo álbum de inéditas”, confirma.


Pioneirismo em turnês pela Europa


Cólera foi a primeira do gênero no rock nacional a fazer uma turnê fora do país em 1987. O que a princípio eram 18 shows marcados em três meses se transformou em 56 shows em 10 países em cinco meses. Em 2004 e em 2008 fizeram mais de 50 shows na Europa e até hoje são muito conhecidos em países como Alemanha, Holanda e Portugal.

"Esta quebra de barreira permitiu a outras bandas brasileiras tocarem na Europa, como Ratos de Porão, Sepultura, Ação Direta, Replicantes, Dead Fish, e muitas outras bandas, que seguem o mapa do circuito underground europeu”, explica Redson.

A Pro Rock deve promover um encontro entre membros de bandas e interessados em saber mais sobre o mercado e circuito europeus do rock independente. Os detalhes sobre a palestra “Faça Você Mesmo”, de Redson, ainda estão sendo acertados e serão divulgados em breve, provavelmente com apoio do selo Na Music.

A Xaninho Discos é a produtora responsável pelo show, que vem para provar que o punk está cada vez mais vivo em Belém. O patrocínio é do Curso Exemplo e da loja For Fun Street Shop. Com apoio da Pro Rock, Música Paraense e Fabrika Studio, 1.6.3 Tattoo, Esmael Tattoo Art, Damexe Alargadores, Veg Casa e Programa Entrevista Amazônia.



Serviço:
Show das bandas Cólera, Deliqüentes, Licor de Xorume e Nó Cego no Açaí Biruta. Dia 19 de março a partir das 19h.
Informações: (91) 8214 2890 / 8214 2890 / 9139 4479
E-mail: xaninhodiscosfalidos@gmail.com
Twitter: @xaninhodiscos


Por Gil Sóter

Um comentário:

  1. Boa , estaremos lá firmes e fortes! podem esperar algo nunca visto em relação ao movimento underground! go!

    ResponderExcluir