16 de março de 2011

Destruidores, e empreendedores, de Capanema

TSUNAMI Nazo Glins e Alex Lima, dos Destruidores de Tóquio, fazem capanema ferver















Na base da amizade e de muita batalha, mas também com profissionalismo, a banda Destruidores de Tóquio, de Capanema (PA), chamou a responsabilidade para si de realizar pela primeira vez em seu município o Grito Rock, o festival em rede coordenado nacionalmente pelo Circuito Fora do Eixo, que também está presente em parte da América Latina.

Com poucos recursos, cedidos principalmente por pequenos empresários locais parceiros da banda, e com a colaboração de vários profissionais, bandas e coletivos ligados aos FDE, a DDT conseguiu montar uma programação de visibilidade respeitável. Inclui bandas de renome de Belém como Aeroplano, Vinil Laranja e Sincera, além da carioca Cordel Eletrônico, da paulista Suéteres e dos maranhenses do Velttenz, de São Luís.

Além destas, o próprio DDT¨e o projeto TecnoTrash representam o município no evento. Octoplugs vem do município de Peixe-Boi e a Codex, de Bragança/PA. Os shows acontecem nos dias 17 e 18 de março, mas desde a segunda-feira a programação está em andamento com exposição dos artistas Lincão e Claus Nascimento; palestra sobre leis de incentivo com Jairo Fernandes e o workshop de guitarra com Camillo Royalle (da banda Turbo).

Na sexta-feira, às 16h, o jornalista gaúcho Fábio Gomes, editor do blog Som do Norte, promove seu workshop de Jornalismo Cultural no auditório da Camara de Diretores Logistas local.

Em visita à Pro Rock, na última sexta-feira 11, os músicos Alex Lima e Nazo Glins, os band leaders do DDT, contaram que atuam desde 2007 com produção de shows e eventos pelo Interior do estado. Realizaram edições do projeto Invasão Caipira em cidades como Peixe-Boi, Capanema, Quatipuru e Pirabas. A lista inclui ainda o Festival Nada de Cover, Festival Rock Rural, Festival Rock no Balde e o Projeto Diálogos Musicais.

Quando não estão produzindo, Nazo e Alex se fantasiam de palhaços, animam festas de crianças e cuidam do projeto “Fabrika de Cultura Popular”, através do ponto de cultura do mesmo nome. As economias e os apoios de amigos comerciantes locais garantem de vem em quando a participação em festivais nacionais ou eventos nacionais. A banda já ganhou palco e público nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins.

CAMILLO Royale, da Turbo, faz oficina de guitarra hoje no GR Capanema. Foto de Renato Reis




















Eles não escondem que a idéia de que produzir eventos eleva o nome da banda e cola neles a imagem de empreendedores e agitadores culturais que efetivamente são, levando e promovendo cultura no interior, além de popularizar a agenda de Capanema. “A gente não criou Coletivo porque somos nos mesmos que fazemos e isso ajuda a divulgar o nome da banda”, confessa Nazo Glins.

São os Destruidores de Tóquio ajudando a construir um circuito independente forte e sustentável. Confira abaixo a programações de hoje e dos dois dias de show do Grito Rock Capanema. Maiores detalhes no Blog da Banda.


Quarta–Feira - 16 de Março.
No bar Vídeo Seller.

17h.Workshop de guitarra com Camillo Royale. (Turbo)
21h.Pocket show com o Projeto Despertador Amarello.

Quinta-feira - 17 de Março.
23h40 Sincera – Belém/PA
23h00 Cordel Eletrônico – Rio de Janeiro/RJ
22h20 TecnoTrash – Capanema/PA
21h40 Octoplugs – Peixe – Boi/PA
21h00 Codex – Bragança/PA

Sexta–Feira - 18 de Março.
16h00 - Workshop Jornalismo Cultural com o Jornalista Fábio Gomes (Rio Grande do Sul). Na CDL Capanema
www.somdonorte.blogspot.com

Shows no bar Vídeo Seller.

23h40. Velttenz – São Luiz/MA
23h00. Suéteres – São Paulo/SP
22h20. Destruidores de Tóquio – Capanema/PA
21h40. Vinil Laranja – Belém – PA
21h00. Aeroplano – Belém – PA


Por @Nicobates

Um comentário:

  1. Olá meu querido tdo bem?
    me cham Enthony Moy, sou jornalista e gostaria d saber se o seu Blog é de capanema.
    abração

    ResponderExcluir