17 de março de 2011

Faça você mesmo - Palestra




Como três punks paulistas conseguem levar seu som raivoso para a Europa, excursionar por vários países e fazer história como o primeiro grupo brasileiro do gênero a alcançar o feito de se apresentar no velho mundo? A resposta é a boa e velha máxima do “faça você mesmo”.


“Acreditamos que seria possível. Guardamos dinheiro durante 14 meses para as passagens aéreas, e ainda tivemos que pegar empréstimos para ter algum dólar em mãos e não voltar da fronteira. Fomos com 18 shows marcados e voltamos com 56 shows realizados em dez países”, relata Redson Pozzi, guitarrista e vocalista da banda Cólera.


O músico apresenta esta sexta-feira a empreitada do grupo em palestra na Loja Ná Figueiredo, às 18h, com entrada franca. A ideia é aproveitar a estadia da banda na cidade para seu o primeiro show em Belém, e reunir o cenário artístico empreendedor que também planeja alçar vôos além mar.


Com apoio da PróRock, o encontro vai expor como o Cólera conseguiu romper o bloqueio e tocar no circuito independente europeu, tornando-se a primeira banda brasileira de rock a tocar em países como Alemanha, Holanda e Espanha, entre outros. “É preciso fazer um trabalho de divulgação razoável para ser possível uma tour tranquila. Mas é possível também pagar tudo do bolso, sem ganhar bilheteria, e tocar todo dia pra 15, 25 pessoas durante semanas”, explica Redson.


Além de ter realizado sua primeira turnê européia de forma independente, outros feitos constroem a trajetória de 30 anos do Cólera. Redson (voz e guitarra), Pierre (bateria) e Val (baixo) foram os protagonistas de outro marco do punk nacional: em 1982, gravaram o primeiro disco do gênero, Grito Suburbano. De lá para cá, foram mais de 14 discos lançados, entre álbuns e coletâneas.
O show do Cólera em Belém acontece amanhã, no Açaí Biruta, a partir de 19h. Na abertura da noite, uma trinca de bandas anfitriãs: Deliquentes, Licor de Xorume e Nó Cego.

Por @Gilsoter

SERVIÇO:
Palestra “Faça Você Mesmo”, com Redson Pozzi, da banda Cólera, sexta-feira (18), a partir de 18h, com entrada franca, na loja Na Figueiredo da AV. Gentil Binttencourt, 449. Informações: (91) 3224 – 8948.

Show das bandas Cólera, Deliqüentes, Licor de Xorume e Nó Cego no Açaí Biruta. Dia 19 de março, a partir das 19h. Informações: (91) 8214 2890 / 8214 2890. Ingresso antecipados a venda nas lojas For Fun Skate Shopping (3223-0042), Distro Rock Store (3083-0152) e Fábrika Stúdio (3222-1810).

Nenhum comentário:

Postar um comentário