11 de abril de 2011

Belém terá seletiva do Wacken Metal Battle


Os apreciadores do som maciço, extremo, com batidas pesadas e nervosos solos de guitarra já podem vibrar com os preparativos para mais uma edição do maior evento de heavy metal do mundo: o Wacken Open Air. Pela primeira vez, o festival alemão terá uma de suas seletivas realizadas em Belém. Isso mesmo! Graças à parceria entre as cinco bandas selecionadas pela revista Roadie Crew, a Associação Comunitária Paraense de Rock – Pro Rock e a Red Productions a versão paraense do Wacken Metal Battle será realizada no dia 22 de maio, no Studio Pub, capital paraense.

As performances das bandas paraenses A Red Nightmare, Anubis, Hellride, Necroskinner e Warpath serão observadas pelo editor chefe da Roddie Crew, Airton Diniz, que vem de São Paulo a convite da Pro Rock e por exigência do regulamento de realização das seletivas locais. “Airton vai presidir a mesa de jurados, formada por ele e mais quatro membros locais, que vai julgar as bandas”, explica Zé Lukas, vocalista da A Red Nightmare, e um dos organizadores do evento.

Além de Zé Lukas, Edvaldo Souza e Elielton "Nicolau" Amador estão na produção executiva representando ao mesmo tempo o blog Música Paraense.ORG e a Pro Rock. “Apesar da participação das bandas, o regulamento e a mesa montada sob a coordenação da Roadie Crew garante a lisura do processo de escolha da banda vencedora. É sempre bom lembrar isso para evitar disse me disse sobre os resultados”, afirma o produtor Elielton Nicolau.

A preocupação é pertinente. Afinal de contas, a vencedora dessa etapa pode concorrer a uma vaga no festival alemão que vai acontecer em agosto na cidade homônima. Quem ganhar em Belém vai para a grande final em Vargínia (MG), dia 24 de junho, evento que vai integrar a programação do tradicional festival Roça N’ Roll.

Em todo o Brasil são 100 bandas que se aquecem para a batalha em 20 seletivas regionais. As seletivas estão programadas para acontecer entre início de abril e final de maio. A revista Roaddie Crew, a maior e mais respeitada publicação do gênero no Brasil, foi responsável pela escolha das bandas nas seletivas regionais.

O festival Wacken Open Air, como o nome sugere, é um evento de metal, que consiste em shows ao ar livre, com bandas heavy metal do mundo todo. Acontece anualmente na cidade de Wacken (norte da Alemanha) desde 1990, e chega a 22ª edição como um dos mais importantes eventos musicais do gênero, realizado sempre durante o verão europeu. E ocorrerá, neste ano, nos dias de 4 a 6 de agosto.

A seleção das bandas para o evento cabe ao Wacken Metal Battle, que é considerado um dos maiores concursos de bandas de heavy metal. Tem a finalidade de estender o festival Wacken Open Air para pessoas do mundo inteiro, oportunizando o encontro entre bandas metal de diferentes países e continentes.

Na oportunidade, as bandas, além de mostrarem sua sonoridade para milhares de pessoas que comparecem ao festival, concorrem também a um contrato com a gravadora Wacken Records, iniciativa da empresa organizadora do evento, ICS Festival Services, no grupo ICS-WOA, do qual a revista mantém parceria.

Quanto à precisão dos dias que acontecem as seletivas nas outras regiões brasileiras, ainda não é certa, como explica Ze Lukas, que segura junto com Igor Sampaio a marca Red Productions. “Cada local tem sua etapa, e são independentes umas da outras. Não temos comunicação com o restante das regiões sobre cada seletiva. Não sei informar, se já houve, ou já está ocorrendo a disputa em algum lugar do país”, disse ele.

Na edição brasileira do ano passado, a banda vencedora que representou o país no festival foi a pernambucana Cangaço, e este ano, as seletivas estão marcadas para ocorrer no início de abril a fins de maio, nas 20 cidades brasileiras: Manaus (AM), Salvador (BA), Brasília (DF), Serra (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro(RJ), Gramado (RS), Florianópolis (SC), Santos (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE).


Serviço:
Seletiva Wacken Metal Battle 2011 – Belém
Dia: 22 de maio

Local: Studio Pub (tv. Presidente Pernambuco, 277, entre Gentil e Acirprestes)
Preços de ingressos estimados: R$ 10,00 (antecipado) R$ 15 (na hora)

As bandas:

A Red Nightmare – www.myspace.com/arednightmare
Anubis – www.myspace.com/anubisthrash
Hellride – www.myspace.com/hellridebrazil
Necroskinner – www.myspace.com/necroskinner
Warpath - www.myspace.com/warpathband


Por Luciana Alcantara (@lu_alcantara_)
Com colaboração de @Nicobates

Arte: Prévia do cartaz do Wacken Metal Battle - Belém 2011

3 comentários:

  1. aaaaaaaaahhhhhhhhhhhh
    não vejo a hora de ir conferir... Já estou divulgando no meu blog, e claro com os créditos devidos...

    ResponderExcluir
  2. Pode divulgar, querida. E mantenha os olhos abertos que todas as novidades da seletiva serão divulgadas aqui! abs.

    ResponderExcluir
  3. Olá! O blog está muito legal, porém faltam os e-mails de contato com vocês. Como fazemos para enviar o material de nosso show em Belém do Pará?

    thefabulousbandits@gmail.com
    www.fabulousbandits.com
    @FabulousBandits

    ResponderExcluir