20 de abril de 2011

Pimenta para agitar o Telégrafo

Em entrevista à repórter Djanara Introvini, Luiz Fernando Beck, um dos organizadores do Rock Pimenta Underground, festa que vai acontecer no dia 7 de maio lá no Bar Marajó (Rua Coronel Bentes, atrás dos Correios do Telégrafo), conta como e por que as bandas Tomates Verdes e Zé do Mato decidiram tomar a iniciativa e tirar o bairro do ostracismo cultural. Apesar de longa data no rock paraense, só agora revelamos boa parte da história da banda. Trabalho de registro importante e que traz também as novidades da banda. Confira.

Idjanara: O que vai ser o Rock Pimenta Underground?

Beck: Será a primeira festa experimental onde iremos unir um grande aparato de som, iluminação,decoração de qualidade, no estilo bem boate underground, com DJs discotecando varios sons de bandas alternativas nacionais e internacionais que marcaram as décadas de 80, 90 e atual e claro vai rolar também o show de duas bandas bem alternativas: Tomates Verdes e Zé do Mato. Mandando ver nos seus repertórios autorais e depois das apresentações iremos unir as duas bandas e chamar o público pra cantar junto com agente várias músicas que marcaram a história no rock alternativo nacional e internacional.

Como surgiu a idéia de fazer o evento?

No simples fato em que verificamos que várias bandas e grupos de hip hop, teatro etc. que residem no bairro do Telégrafo, que são muitos mesmo, não tem espaços onde possam mostrar seus belos trabalhos e artes. E consultando a todos tivemos a idéia de realizar essa primeira festa e dar a oportunidade as bandas e grupos do bairro de se apresentarem ao público rock and roll.


Por que esse nome?

Foi no sentido de apimentar ainda mais o movimento de bandas e grupos que residem no bairro do telégrafo. Você conhece a feira do Telégrafo? Lá tem muita pimenta... rsrs


Quem esta realizando? Tem apoio?

Será um evento independente, realizado com a coordenação dos integrantes das bandas Tomates Verdes e Zé do Mato, em parceria com o BAR MARAJÓ do Telégrafo e claro com total apoio das bandas e grupos do Telégrafo. Também tem apoio da Pro Rock que ta nos ajudando a divulgar o evento, da qual a Tomates Verdes também faz parte.


Qual a história do Tomates Verdes? Conta um pouco...

A banda Tomates Verdes foi formada em meados de 1996 na fusão da antiga banda Sacrilégio, que era banda autoral e tocava um estilo punk rock alternativo. Eu era super fã, e para minha felicidade, recebi o convite de fazer parte da banda, quando da missão da criação da Tomates Verdes. O público confundia o nome Sacrilégio com um estilo heavy metal o qual não era. Com a minha entrada contribui junto com os integrantes Edmilson Molequinho (guitarra solo), Rogério Luz (vocal e contrabaixo), Marcelo Souza (bateria) para fazer músicas com melodias, arranjos e letras criativas que falasse do cotidiano de cada um. Aí surgiu o que hoje é Tomates Verdes.

Por que o nome Tomates verdes?

Até hoje todos perguntam. Sinceramente, já que estamos mudando de estilo queríamos um nome alternativo que pudesse memorizar na mente do público e como eu na época trabalhava com meu pai na feira todos os dias eu era obrigado a arrumar na barraca os Tomates Verdes que chegavam da Ceasa. Se não arrumasse direitinho pegava tapa do velho! Rsrs. E aí quando ia pra casa mordido ficava na cabeça “Tomates Verdes” e no dia da reunião pra mudança do nome de SACRILÉGIO, veio a um doido que me conhecia da feira me encarnando “ei, cabeludo doido, rokeiro, vai arrumar os tomates verdes podres do seu pai rapá”. Na feira e todos riram de mim e decidimos colocar o nome da banda Tomates Verdes. Mas sempre confundem com Tomates Verdes Fritos, do filme, mas não é!!

Que história...

Pois é, já formada o Tomates Verdes, tivemos a oportunidade de realizar o primeiro show no projeto Ensaio Aberto da loja Ná Figueredo. Além de se apresentar em várias casas de shows e espaços em Belém como boate Milenium 2000, boate Amnesia , Café com Arte, seletivas Fora da Panela, bar Hard Rock Café, I Bienal Internacional de Música de Belém (2002) e outras. Integramos o Movimento Bafafá Pro Musica onde se apresentou na Praça da República em 2009 e muitos outros shows.

Já gravou demo ou CD?

Em meados de dezembro de 1999 já com algumas composições feitas, mesmo sem ter experiência em estúdios decidimos gravar uma demo de três músicas no já extinto estúdio Audio Mix. Não viva como eu vivo, Para Sempre, Hoje a tarde, mas nunca chegamos a lançá-las oficialmente. Elas, porém, chegaram a ser executadas no programa Balanço do Rock, Rock Pan da Jovem Pan, radio web Independente do Brasil e Unama Fm. Só agora, depois de 16 anos de vida a Tomates Verdes está em processo de gravação do nosso primeiro CD oficial. Novas composições ainda mais amadurecidas com o passar do tempo. Aguardem, pois tenho certeza que as novas musicas irão agradar corações!! RS rs

E a banda Zé do Mato?

Ze do Mato tem dois anos de formação e a proposta deles, segundo o release, é “tocar rock alternativo misturado com ritmo regional como carimbo, xote e reggae”. E é uma das muitas bandas do Telégrafo que queremos lançar nesse projeto. A banda é formada por quatro integrantes: Gerson Freitas (vocal), Marcos Pirado (baixo e vocal), Elder Assis (guitarra), Rafael Batata (guitarra), Bruce Lee do Telégrafo (bateria).


SERVIÇO:

Festa 1º Rock Pimenta Underground
Dia 07 de maior de 2011 (sábado), a partir das 19h, no Bar Marajó (Rua Coronel Luiz Bentes, atrás dos Correios do Telégrafo)

Contatos: 82165502 (Molequinho), 82133435 (Gerson Freitas)

Tomates Verdes na Net:
http://tomates-verdes.conexaovivo.com.br/

Por Djanara Introvini (@idjanara)

5 comentários:

  1. JA TIVE A OPORTUNIDADE DE VER E OUVIR AS BANDAS QUE ESTARÃO SE APRESENTANDO, NÃO SOU ROQUEIRO MAS APOIO A CULTURA DO ROCK, QUE É FEITA COM ALMA MUITA ADRENALINA E MUITO JENTE DE QUALIDADE ARTISTICA ESPETACULAR, PENA QUE NOSSAS AUTORIDADES AINDA NÃO DESPERTARAM PARA O VALOR QUE ESSES COMPAMHEIROS TEEM, ESTAREI LÁ. CELINO

    ResponderExcluir
  2. Tomates Verdes obaaa!! curto muito essa banda pena que é raro ter o show deles mais é uma puta banda de muita qualidade e esse show eu não perco!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ambas as bandas, tenho que ressaltar que a banda Zé do mato está com umas músicas muito boas, letras inteligentes e com um balanço, umas pegadas de som ótimas, concerteza estou no evento....

    ResponderExcluir
  4. Sorte pra rapaziada que agita lá no Telegrafo! Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, Sou morador do Bairro do Telégrafo e sei do imenso potencial que os artistas do bairro têm, mais é uma pena que fiquei sabendo desse festival somente depois do encerramento. Vocês estão de parabéns pela organização do evento, creio que o que falta é realmente espaços como esses para promover a arte da rapaziada, quando houver outros, por favor, me avisem que ajudo a divulgar. E quanto às bandas muito bom conhecer a história delas, a tomates verdes é de muita qualidade, já tive oportunidade de assistir no manifesto bafafá de rock mais não fazia a menor idéia de que era de tão perto de mim, e que o nome era relacionado a um acontecimento na feira do telégrafo. Muito massa mesmo. Mais uma vez Parabéns. @AndreSombra

    ResponderExcluir