20 de maio de 2011

Em busca de um som novo

Em seu primeiro ano de existência, a banda Hellride recebeu talvez a melhor oportunidade para os seus integrantes divulgarem o som: ser uma das cinco bandas selecionadas para a seletiva do Wacken Metal Battle Belém pela revista Roadie Crew. A entrevista feita com os rapazes revelou certa surpresa com o resultado e grandes expectativas para o evento.

A banda conta com os músicos Eduardo L.A. (guitarra e voz), Lucas Monteiro (guitarra), Renato Moreira (baixo) e Theo Queiroz (bateria). O projeto começou quando os amigos Eduardo e Lucas (que é editor de vídeo do canal TV Pro Rock) se interessaram de fazer um trabalho diferente, que misturasse influências tradicionais e modernas do metal. Junto com a forte influência de metalcore do baterista Theo, a mistura de tudo isso lembrou muito o som da banda Bullet For My Valentine (do Reino Unido), que é uma das bandas mais influentes do gênero atualmente.

A banda possui poucos shows no currículo, mas já conta com participações na seletiva Rock na Veia (evento beneficente de Ananindeua) e show no Rock in Rio Guamá 2010; dois eventos de referência do rock paraense. Além da música de trabalho da banda, The Dark Side Of You, as outras composições abordam temas como a “guerra, as desigualdades e a dualidade da personalidade humana”, segundo release feito pelos integrantes.

Fui conferir o penúltimo ensaio da banda, dia 14 de maio, antes da seletiva, no estúdio Fabrika e me deparei com rapazes tímidos. Timidez que foi desaparecendo conforme o ensaio foi prosseguindo. “Essa música que a gente acabou de tocar é nova” – me diz Lucas. A replicar, o vocalista Eduardo diz: “Então, vamo tocar as prontas pra não passar vergonha...”.

Deparei-me com perfeita harmonia de influências, a destacar os blast beats de Theo Queiroz. A banda se mostrou muito mais madura do que nos ensaios postados no youtube.com que a banda filmou do próprio estúdio onde ensaiaram nesse dia. A seguir, a pequena entrevista feita com a Hellride:

Beatriz: Vocês propõem fazer um som thrash, mas com uma pegada mais rápida, fora do tradicional. Quais as principais influências de vocês para chegar nesse produto final?

Eduardo: Bem, o objetivo foi, realmente, pegar bandas de estilos diferentes como idéia para fazer um som novo. Tudo isso sem fugir do que a gente gosta. Temos como maior influência Metallica e Trivium.

Lucas: O Theo tem muita influência de metalcore, que fez também um diferencial muito grande para a banda.

Beatriz: Em quem vocês se baseiam para abordar os temas de vocês?
Eduardo: É tudo muito espontâneo. Nossas letras estão de acordo com o que pensamos sobre o mundo, nossas experiências...


Lucas: Na verdade, baseado em alguma coisa, só o nome da banda, mesmo. Pegamos de um filme do (Quentin) Tarantino, soou legal e ficou.

Beatriz: Como está sendo, em tão pouco tempo de banda “na ativa”, participar da seletiva regional do Wacken Metal Battle? Quando vocês se inscreveram, já tinham noção do que era o evento? Já tinham expectativas?

Theo: Na verdade, ainda não “caiu a ficha”, digamos assim. Foi uma surpresa, claro, já que somos uma banda nova. É uma grande oportunidade, o que não esperávamos chegar em tão pouco tempo “na ativa”.

Renato: Estamos esperando ansiosamente para o show. E, pô, eu assistia a (banda) Warpath, muito bom o trabalho dos caras... E agora eu vou tocar junto com eles! Esse evento do Studio Pub vai ser muito bom pra banda, com certeza.

NA REDE:
www.myspace.com/hellridebrazil

Por Beatriz Brito (@Breatriz_Brito_)

2 comentários:

  1. @Breatriz_Brito_ apesar de não curtir o gênero musical e de só ter a oportunidade de ler sua matéria por estar fazendo um trabalho para o Curso Técnico de Rádio e Televisão da CNBB, gostaria de lhe parabenizar pela matéria pois trata-se de mais uma banda paraense que apesar de pouco tempo na ativa já mostra telento suficiente pra se destacar no cenário competitivo da música nacional. A banda Hellride muito sucesso nessa jornada e a vc, continue sempre nos premiando com belas matérias. Muito bom!

    @paulohabr.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a banda pela participação no Wacken. Não conhecia e achei muito boa. Timbres de guitarra bons, performance excelente, e pelo pouco tempo de estrada é facil constatar que só vão melhorar! Parabéns...

    ResponderExcluir