27 de maio de 2011

Madame Saatan grava clipe na "Equatorial Lounge"

A condição de ser músico e jornalista às vezes nos coloca em situações delicadas. Principalmente quando algum colega pede segredo sobre um material novo. Você acaba segurando a "notícia", enquanto os “concorrentes” correm atrás do furo. Foi mais ou menos assim com o clipe do Madame Saatan.

Há duas semanas, recebi um telefone do produtor e amigo Bernie Walbenny, do Madame Saatan. Ele pedia um equipamento de audio para poder reproduzir uma música em playback e gravar um vídeo clipe. Como ele não disse de quem seria o video, nem imaginei que seria do Madame, já que ele gravara poucos meses antes o clipe do Aeroplano e também produz o Johny Rockstar. E também não perguntei. “Bernie, o equipamento tá aqui em casa, basta passar pra pegar e devolver depois”, disse sem mais questionamentos.

A única coisa que eu soube dele era que a gravação seria no Parque dos Igarapés. Bernie fez bem em não revelar. Querendo segredo do assunto, ele sabia que seria difícil para mim segurar a informação de um evento tão importante quanto a gravação do vídeo por diretores gringos que já fizeram clipes do Slipknot e Smashing Pumpkins. Imagina o alvoroço. Nessa hora, é bom contar com a discrição dos amigos.

Como revela o jornalista Marcos Bragatto, do site Rock em Geral, “o novo videoclipe do Madame Saatan acaba de ser gravado e teve a direção de P.R. Brown e a fotografia de Jaron Presant, que já trabalharam em quatro videoclipes do Slipknot (‘Sulfur’, ‘Psychosocial’, ‘Dead Memories’ e ‘Snuff’). Essa dupla também já assinou clipes de nomes consagrados como Smashing Pumpkins, Audioslave, My Chemical Romance, Mötley Crüe, Evanescence e Foo Fighters, entre outros.”

“Chegamos a Belém no dia 12 pra visitar as locações e as gravações aconteceram sábado e domingo, 14 e 15. O trabalho ainda contou com os parceiros da equipe da TV Norte Independente, que fez os corres e a produção local conosco”, explica Sammliz em linha direta pelo MSN.

Entre as locações, de “Respira”, a música escolhida do disco novo para ser filmada, estão a ruínas do Murucutu, lugar que apresentei a Bernie em meados da década passada, quando produzimos juntos um ensaio do Norman Bates lá com fotos de Leg, ex-tecladista da banda Mosaico de Ravena. “É um lugar sensacional que eu não conhecia. Pena que está largado lá no meio do mato. Depois soube das histórias”, comenta Sammliz.

As histórias em torno do lugar são incríveis. Localizadas na estrada da Ceasa, as ruínas são parte de um antigo engenho de cana que pertenceu ao arquiteto italiano Antonio Landi, aquele mesmo que construiu algumas das principais igrejas históricas de Belém no século 18. Dizem que Landi pode estar enterrado por ali. Antes dele, o lugar serviu de base para os Cabanos, antes que os mesmo invadissem a cidade pelo rio, vindos do furo do Murucutu.

Ao Norman Bates o projeto Equatorial Lounge estava firmemente ligado a nossa história e identidade regional. Sem dúvida o emprego das locações pelo Madame Saatan, que incluem ainda a Cidade Velha e o Parque dos Igarapés, servirá para afirmar a nossa identidade onde quer que esse videoclipe seja exibido.

A banda inclusive já disponibilizou uma versão final do disco novo, a já conhecida do público “Rio Vermelho” em seu perfil do Conexão Vivo. A produção do disco ficou a cargo de Paulo Anhaia (Charlie Brown Jr, Velhas Virgens), e a masterização foi feita nos Estados Unidos, por Alan Douches (Aerosmith, Misfits, Mastodon). Tanto o disco quanto o vídeo de “Respira” devem ser lançados no segundo semestre.


Por @Nicobates
Fotos: Renato Reis


GALERIA PRO ROCK

Norman Bates nas Ruinas do Murucutu por Leg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário