29 de junho de 2011

Delinquentes e No Found no Ensaio Aberto

A banda Delinquentes está na estrada há tantos anos que perdeu as contas de quantas vezes já tocou dentro e fora do estado. Quem acompanhou a ebulição de vários grupos de rock que surgiram em Belém no final dos anos 80 e início dos 90, com toda certeza já ouviu e, provavelmente, já bateu cabeça e fez roda de punk em algum show dos Delinquentes.

Aliando hardcore com thrash metal, industrial, Punk Rock e alternativo, o Delinquentes faz há 25 anos um som peculiar e contagiante, sempre com letras atuais que fogem do lugar comum.

Os anos de estrada fizeram com que a banda angariasse um público roqueiro de todas as idades, desde os que assistiam ao grupo na década de 80 até aqueles que ainda nem tinham nascido quando os músicos se reuniam na Praça da República para promover shows cheios de fúria e agressividade ao público headbanger.

A atual formação conta com Jayme “Katarro” no vocal, Pedrinho na guitarra, Pablo no baixo e Raphael na bateria. São eles que se apresentam neste sábado (2), no Ensaio Aberto. O evento, que começa às 17h, contará também com o show da banda No Found. Desde às 15h, haverá apresentações de videoclipes. O Ensaio Aberto é uma parceria com a Pro Rock.

O primeiro CD oficial dos Delinquentes foi lançado em 2000 pelo selo Ná Music. Com o título Pequenos Delitos, o álbum teve uma ótima repercussão tanto pelos amantes do estilo quanto pela crítica especializada. Sendo considerada pela revista Rock Bridage (SP) como um dos melhores lançamentos de hardcore do ano.

Em turnês pelo nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro os Delinquentes já dividiram o palco com bandas como Cólera, Ação Direta e Devotos (PE). Aqui em Belém, foram os escolhidos para abrir o show dos Ratos de Porão, Raimundos, Replicantes, Shelter (E.U.A.), Daniel Beleza, Inocentes, Garotos Podres, D.F.C. (DF), Macakongs (DF), Rock Rocket, Superguids, entre outros. Soma-se ao currículo a participação em vários festivais na cidade, como em todas as edições do Festival Se Rasgum, duas do Fest Rock e os antigos Rock 24 Horas e Variasons.

Atualmente, os Delinqüentes estão divulgando o seu segundo CD, o Indiocído, lançado em 2009, e que contém 17 músicas do mais puro hardcore crossover. “No ensaio aberto desse sábado vamos tocar as músicas do Indiocídio e, também, três mais músicas recentes. Uma delas se chama na Zona da Amazônia e é inédita”, revela o vocalista Jayme Katarro, único membro que está nos Delinquentes desde o início.

Mas os planos não param por aí, em outubro os músicos gravarão um DVD com o repertório que fará um apanhado de todos esses anos de carreira. O lugar escolhido para a gravação não poderia ser outro, se não a Praça da República, local que até hoje é o ponto de encontro de vários roqueiros da cidade. “Esse será o primeiro DVD individual da banda e conta com a parceria da Conexão Vivo. Escolhemos gravar na Praça da República por que ela é simbólica para o cenário do rock local e nós queremos resgatar essa tradição de fazer shows de rock na praça, nós mesmos já tocamos várias vezes por lá”, diz Jayme, que acrescenta que em outubro o Delinquentes também tocará em Goiânia e Brasília.

No Found

Uma banda veterana e outra saindo do berço. Assim será o Ensaio Aberto desse sábado. Antes dos Delinquentes quem se apresentará será a No Found.

A banda, formada em 2007, alia um hardcore melódico a letras cantadas em português, que versam sobre diversos temas: como o amor, a crítica social, entre outras.

Mesmo com pouco tempo de estrada a banda já lançou, em 2009, uma demo intitulada “No início de Outono”, que rendeu a Thieres Bentes (Vocal), Roger Rabelo (Guitarra), Wallace (Baixo e voz), Rafael (Guitarra) e Nestor jr. (Bateria) vários shows, principalmente no interior do estado.

Sábado será a primeira vez que o No Found se apresentará em Belém com a formação atual e, claro, a ansiedade é grande. “Estamos ensaiando bastante e a expectativa para esse show é muito boa, ainda mais por que vamos tocar no mesmo dia que o Delinquentes”, diz Thieres, em entrevista ao blog da Pro Rock e ainda revela que a banda está negociando para tocar esse ano em um evento de fora do estado.

Serviço:

Ensaio aberto com as bandas Delinquentes e No Found, neste sábado (2), ás 17h, na Loja Ná Figueredo: Av. Gentil Bittencourt, 449. Entrada Franca. Exibição de vídeos às 15h.


Por @ViviCarvalho

Um comentário:

  1. Na verdade o No Found acabou de tocar em Macapá e eles irão se apresentar agora com a banda paulista Garage Fuzz num show promovido pela Abunai Produções.

    ResponderExcluir