24 de junho de 2011

Pro Rock realiza capacitação de músicos independentes

A Associação Comunitária Paraense de Rock – Pro Rock vai realizar, a partir de terça-feira, uma série de oficinas de capacitação para músicos independentes. A intenção é melhorar a performance musical e os conhecimentos sobre gerenciamento de carreira dos músicos de rock.

As oficinas começam com as aulas de técnica vocal da cantora Nanna Reis. De formação acadêmica, Nanna, que toca canto com o Projeto Charmoso e a banda Mahara, tem grande técnica e experiência como professora de canto. Ela pretende dar condições para que os artistas melhorem a performance vocal em suas gravações e shows.

Na próxima semana, Rui Paiva, baterista da banda Álibi de Orfeu e advogado, dará uma palestra sobre noções contratuais para músicos. “Vamos falar sobre a importância do conhecimento básicos sobre direito na hora de fechar contratos profissionais com casas noturnas, com publicidade etc”, explica ele.

Nos dias 6 e 7 de julho é a vez da cantora e produtora Gláfira Lobo ministrar oficina sobre produção de shows. Ela vai ensinar as técnicas básicas para que os artistas e produtores possam executar suas próprias ações com eficiência.

Para finalizar esse primeiro ciclo, o jornalista Elielton Nicolau Amador, guitarrista que já tocou com as bandas Suzana Flag e Norman Bates, vai falar sobre técnicas de elaboração de release e assessoria de imprensa. “A intenção é dar ao músico independente instrumentos para que ele possa gerenciar a sua carreira, se preparando para entrar na cadeia produtiva da música”, diz Nicolau.

A Pro Rock, como ponto de cultura, trabalha a formação e o fortalecimento da cadeia produtiva da música, e trabalha em parceria com vários sujeitos dessa cadeia produtiva, como gravadora Ná Music, SEBRAE-PA, Associação Bafafá do Pará, Fábrika Estúdio, entre outros. Suas atividades começaram desde 2004 e vem se desenvolvendo através da formação de conhecimentos e ações para fortalecimento de mercado.

As oficinas devem continuar no segundo semestre com outros temas. As inscrições podem ser feitas pelo email associaprorock@gmail.com e cada uma custa R$ 10 como taxa de inscrição.

O ponto de cultura Bafafá Pro Rock é um instrumento de política pública do Governo Federal com o Governo do Estado, através do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Nas fotos: Nanna Reis e Gláfira Lobo



OFICINAS:

Técnica Vocal Pro Rock
Com Nanna Reis
28 e 29 de junho das 17h as 19h

Noções Contratuais Para músicos
Com Rui Paiva
5 de julho das 17h às 19h

Ténica de Produção de Shows
Com Glafira Lobo
6 e 7 de julho das 17h às 19h

Técnica de escrita de release e assessoria de Imprensa
Com Nicolau Amador
12 e 13 de julho das 17h às 19h


Local: Espaço Cultural Na Figueredo
(Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Benjamin Constant e Dr. Freitas)
Informações: (91) 3222 6413 / 8116 2607
Taxa de Inscrição: R$ 10 por oficina
Inscrições: associaprorock@gmail.com


*As vagas são limitadas por isso as inscrições devem ser acompanhadas de release do músico e/ou produtor. Serão piorizados músicos e produtores sem formação acadêmica.

Um comentário: