18 de julho de 2011

Programa Som na Rural mostrará a diversidade musical do Pará

A equipe do Programa pernambucano Som na Rural, que é transmitido para todo o País através da TV Brasil, está no Pará gravando diversos programas sobre os diferentes ritmos paraenses. Produtores e jornalistas chegaram à Belém no início do mês de julho e já seguem essa semana (a partir do dia 18) para o município de Marapanim para filmar um programa sobre Carimbó.

A idéia do Som na Rural é produzir 20 programas, que serão transmitidos no início do ano que vem, mostrando a diversidade musical de nosso Estado. Desde carimbó, tecnobrega, guitarradas, rock, entre outros. “O Pará é uma referência no cenário nacional em termos de música. Tem muita gente boa por aqui e nosso objetivo é mostrar essa diversidade”, diz o diretor do programa, Nilton Pereira.

O rock paraense foi representado pelo ícone Roosevelt Bala que deu um depoimento sobre a trajetória da banda de heavy metal Stress. “Contei sobre o começo da banda, as dificuldades que enfrentamos e sobre os três anos que moramos no Rio de Janeiro fazendo shows. Comentei também sobre a grande visibilidade nacional que tivemos na década de 80”, diz Bala, que acrescenta ainda que o selo Português Metal Soldiers está relançando os discos do Stress que serão distribuídos em diversos países. O programa com Bala foi filmado no espaço do Ensaio Aberto, da Ná Figueredo.

E claro que em se tratando de contar sobre o rock paraense, a Pro Rock não poderia ficar de fora. A equipe veio até a Associação e conversou com Nicolau Amador sobre como anda a cena de rock no Estado.

Essas entrevistas são apenas o início da produção desse programa especial. Em setembro, o apresentador do Som na Rural, o articulador cultural Roger de Renor, virá ao Estado para entrevistar pessoalmente diversos músicos e organizar seus shows, que acontecerão em vários espaços públicos, como praças e ruas, de Belém e do interior. Roger virá com a atração do programa, que é um automóvel da Rural Willys, que compõe o cenário e também serve de locação para as entrevistas que Roger fará com os convidados.

O Som na Rural seguirá ainda para outros Estados do Norte e Nordeste, divulgando as riquezas musicais que existem fora do eixo sul e sudeste do Brasil.

Som na Rural – Com duração de 48 minutos, é um programa sobre música que estreou em dezembro de 2008, fruto de uma parceria entre a TV Viva e a TV Brasil. Sua transmissão é semanal em rede nacional, apresentado por Roger de Renor.

Foto: Nicolau Amador. Na foto: Bala e o diretor Nilton Pereira.
Por @ViviCarvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário