17 de agosto de 2011

Madame Saatan de tirar o fôlego

A banda Madame Saatan realizou ontem a noite uma sessão de Twitcam para promover o lançamento do clipe de “Respira”. O grupo se antecipou ao lançamento oficial na TV e atendeu ao clamor dos fãs, disponibilizando o clipe no Youtube exatamente às 19h, como havia prometido caso o número de likes atingisse a meta de 1123 no Facebook da banda.

No clipe, Ed Guerreiro, Ivan Vanzar, Ícaro Suzuki e Sammliz saem de dentro das águas barrentas do Rio Pará, às margens do Parque dos Igarapés, em Belém. Enquanto a música de ritmo marcial e pesado evolui, Vanzar soca suas baquetas com fúria, mesmo com água pela cintura. Sammliz e Ícaro encaram as lentes com olhares raivosos, como animais selvagens.

As únicas cenas que não mostram a banda tocando seus instrumentos, mostra os integrantes caminhando pelo mangue, como fugitivos. O clipe termina com a imagem de Sammliz, molhada, caminhando de salto alto pelas ruas da Cidade Velha.

A julgar pelas dicas dadas pelos próprios integrantes da banda durante o Twitcam, as imagens filmadas na Cidade Velha devem compor um quadro com outro clipe da banda. Segundo o verbete de P. R. Brown, diretor do clipe, na Wikipedia ele produz ainda este ano o vídeo de “Até o Fim”, música do novo disco, ainda inédito, e não divulgada.

As imagens divulgadas pela banda durante as gravações do primeiro semestre mostram outras locações, como as Ruínas do Murucutu e ruas da Cidade Velha. “Essas imagens? Isso é segredo. Você lembra da ilha de Lost?”, brincou o produtor Bernie Walbenny com um dos internautas que acompanharam o Twitcam. Walbenny coordenou o Twitcam da banda.

P.R. Brown já produziu clipes para Smashing Pumpkins, Foo Figthers e muitos outros artistas de rock gringos. Nesse primeiro trabalho com uma banda brasileira, ele explorou de forma simples, o que demonstra o baixo custo da produção, o cenário amazônico e as imagens da banda, sem grandes efeitos. Captou imagens impressionantes que deixaram os fãs da banda extasiados na rede. “Isso é o futuro do rock brasileiro. Isso aí tem nome: Amazon Rock”, disse um deles nos comentários do Youtube.

“Respira” traz características marcantes em relação aos trabalhos anteriores da banda. Tem riffs poderosos mas Sammliz canta sobre uma base de poucas notas, o que projeta ainda mais sua potente voz. A música é relativamente curta em relação as músicas mais longas da primeira safra e a letra é menor. Respira, a letra, mantém uma temática fantástica sobre um certo “peixe homem” que “engole o homem” e reflete bem o dilema existencial num conexo que se pode dizer “amazônico”.

A temática contrasta com o som nervoso e pesado, refletindo o lado urbano da banda, que declarou várias vezes que a mudança para São Paulo, há três anos, fez seu som ganhar consistência urbana, endureceu. Esses elementos juntos levou a criar uma quase clichê na rede para definir Respira. “De tirar o fôlego”.

A produção de Paulo Anhaia também é fator preponderante no sucesso do single. Impecável. A exemplo de outros trabalhos recentes de músicos paraenses, o novo disco do Madame Saatan deve reunir qualidade de produção, profissionalismo, amadurecimento artístico e evolução conceitual para projetar também no rock o prestigio que artistas populares como Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro tem promovido pelo Brasil e pelo mundo.

Por @Nicobates
Foto: Bernie Walbenny


Assista o clipe, que tem roteiro de Bernie Walbenny e P. R. Brown:

Um comentário: