9 de agosto de 2011

Maquine estreia no Ensaio Aberto

O grupo Maquine (foto ao lado) estréia ao vivo no próximo dia 20 no Ensaio Aberto, projeto promovido há mais de 12 anos pelo empresário Ná Figueredo, desenvolvido este ano em parceria com o ponto de cultura e associação Pró Rock. Formado por Bruno Rabelo (guitarra), Raniery (bateria e programações), Cristovão Simões (contrabaixo) e os letristas Lázaro Magalhães e Marco Tuma (vozes), o grupo Maquine surgiu em 2010, reunindo ex-integrantes de vários projetos musicais baseados em Belém e Rio de Janeiro.

Raniery, Bruno Rabelo e Marco Tuma foram parceiros de banda no Mohamed, grupo de rock alternativo que vicejou nos anos 1990 em Belém. Transitando entre o Rio e Janeiro e Belém, o baterista Raniery também já fez parte de times como as bandas Savant (thrash metal) e Tampa da Laranja (MPB e instrumental), além da banda Delinqüentes (punk/hardcore), nos anos 90, em Belém.

Ao lado do jornalista Lázaro Magalhães, Bruno Rabelo foi também um dos integrantes do grupo Cravo Carbono. O grupo foi um dos precursores da retomada das guitarradas na cena pop paraense no final dos anos 90 - após doze anos de atividades, o grupo se desfez em 2008.

O contrabaixista Cris Simões, o mais novo integrante do grupo, traz na bagagem as experiências de suas passagens pelas bandas Acordalice e La Pupuña. Das paragens da cena das casas noturnas de Belém, Simões traz um sopro a mais para o arejo criativo a que se propõe respirar o grupo Maquine: composições calcadas firmemente num trabalho autoral que busque independência, sotaque próprio, maturidade e passeios por novos terrenos musicais.

De forte orientação pela produção independente - amparada por ferramentas de propagação pela web -, o coletivo musical de Belém se fundou unindo interesses vários em poesia, experimentalismo eletrônico, rock, jazz, world music e música brasileira com forte influência do sotaque de guitarras do Norte do País (como das guitarradas paraenses e de gêneros caribenhos como o merengue e o zouk).

O trabalho vocal é um dos diferenciais do grupo: munição poética aliada a experimentos e interesses sonoros sem fronteiras ou preconceitos. Como bem resume o guitarrista Bruno Rabelo: "Maquine é lambada, mar do caribe, mãe África e sons quatro por quatro do mundo. Não é apegado a uma década específica. Por que não um samba dos anos 30? Por que não um eletromelody paraense do século 21? Sem amarras".

RAP - O MC Bruno B.O. é a outra atração do Ensaio Aberto. Ex-vocalista da banda Carmina Burana, B.O. transitou pelo rock nos anos 1990 e na última década se assumiu como rapper tendo reconhecimento nacional de seu trabalho.

Já são 16 anos na estrada e mesmo tendo passado por muitos grupos, Bruno não esconde a importância do Carmina Burana para sua carreira e sua vida: “O Carmina era foda. Energia, ativismo e qualidade dos músicos, além de total sincronia com o público. Foi onde aprendi tudo, aprendi a encarar o público e repassar uma informação, compartilhar conhecimento, incitar”, conta.

Foi em um dia do ano de 1994, quando a banda ainda nem tinha este nome e se apresentou em uma feira cultural de um colégio da cidade que ocorreu o início de uma carreira que anos depois renderia o CD demo “Direito de Resposta - BR 316” (1999), o prêmio de “Revelação do ano” em 2007 pelo site www.reggaemovimento.com e a seleção em primeiro lugar para o V Festival Se Rasgum, de 2010.


Ensaio Aberto – O projeto acontece sempre aos sábados às 17h na loja Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449) e este será a primeira edição deste segundo semestre, que vai contar com a participação das bandas Projeto S.I.M, Warpath, Paris Rock, Octoplugs, SuperBad e muitas outras. A seleção completa dos meses de agosto e setembro deve ser divulgada na próxima. O projeto também inclui a apresentação de videos documentários e clipes produzidos pela Pro Rock.

Foto Maquine: Neto Dias
Foto Bruno B.O.: Ana Flor


Ouça Maquine:
Terra Alta by Maquine


Acesse Bruno B.O:
www.myspace.com/afroamazonico
www.myspace.com/almalivresoundsystempa

Acesse Maquine:
http://www.maquine.cc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário