9 de agosto de 2011

Prêmio Curupira de Música Independente

Os profissionais da cena musical da região amazônica terão a possibilidade de ser publicamente reconhecidos, por meio do “Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia”. Selecionada em 2010 pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados (através da Lei Semear, Fundação Tancredo Neves e Governo do Pará), a ação vai reunir os maiores talentos dos nove estados da Amazônia Brasileira, além de homenagear um dos grandes ícones do carimbó, Mestre Verequete. Na noite de lançamento, o público vai conferir os detalhes da premiação: a apresentação das categorias, as formas de seleção e votação.
Com apoio cultural do Oi Futuro, o “Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia” é uma proposta inédita do Movimento Curupira Antenado para valorizar os profissionais do ciclo produtivo e econômico da cultura independente da região. Com ações transversais entre diversas vertentes, onde a música é o elemento de conexão, os curupiras antenados acreditam ser possível transpor as barreiras geográficas e ideológicas que ainda existem entre os estados e os povos amazônidas. Com o Prêmio, o Movimento Curupira pretende mitigar essas dificuldades, através da cooperação sociocultural e da construção de vias diretas de integração artística regional, aliadas à troca de tecnologias relacionadas ao setor.

“A necessidade de estimular a convergência dessas ações e viabilizar, a partir delas, a integração da Amazônia Brasileira é o que orienta as atividades do prêmio. Permitindo, desta forma, a troca de tecnologias sociais, a circulação e o intercâmbio dos agentes culturais, a valorização das pessoas que labutam no ciclo produtivo e econômico cultural e a distribuição dos produtos concebidos por este ciclo”, explica Manuel Cardoso, um dos idealizadores do Movimento Curupira Antenado.


Lançamento terá show dos Los Porongas

O Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia será lançado no próximo dia 20 de agosto, às 21h, no espaço Jungle do Parque dos Igarapés, com shows das bandas Los Porongas (AC) e Saulo Duarte e a Unidade (PA), além da Jam-bu Session, jam session onde os músicos Léo Chermont (guitarra), Adriano Souza (bateria), Nazaco Gomes (percussão), Luiz Félix (guitarra) e as cantoras Iva Rothe e Lu Guedes tocarão sobre um base eletrônica.

O Mestre Verequete, grande ícone da música popular paraense, é o homenageado nesta primeira edição do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia. Haverá roda de carimbó de Icoaraci, com convidados de outros grupos de carimbó de Belém, como o Uirapuru.

A premiação terá 12 categorias: Música Tradicional Popular; Banda/Artista (músico); Videoclipe (audiovisual); Festival (produção coletiva); Produtor Cultural; Produtor Musical; Disco/Música (produção fonográfica); Fotografia; Sonorização Festival (técnicos); Iluminação Festival (técnicos); Jornalista da Cena (comunicação); e Site/Blog (comunicação e internet).

Curupiras

O Movimento Curupira Antenado é um organismo holístico de produção colaborativa, que cria e desenvolve tecnologia social e promove cultura ambiental; desta forma atua como um instrumento livre e coletivo de articulação e transformação. Suas atividades buscam ampliar a percepção de que as áreas são complementares e que subdivisões meramente didáticas limitam os indivíduos; entre os parceiros, que expandem-se principalmente pela música, estão a Na Music, a Black Soul Samba, Zulu Nation e o Casarão Cultural Floresta Sonora. Entre seus maiores projetos estão o Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia e a articulação da Roda de Festivais, atividade programada para setembro/outubro convergindo ações de quatro festivais de artes integradas.

Por acreditar no ser humano como força positiva e transformadora, o Movimento Curupira é Antenado com ações que se preocupam em manter um equilíbrio ambiental, a partir do reaproveitamento de lixo (parceria com o projeto Reconstruções do QualQuer Quoletivo), e buscando optar por materiais não industrializados com a menor agressão possível aos bens naturais. O Movimento também realiza ações para mitigar impactos ambientais como recuperação de áreas degradadas.

Oi Futuro

O programa Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores.

Em parceria com o governo federal, a Oi já leva banda larga a mais de 47 mil escolas públicas na sua área de atuação, beneficiando milhões de estudantes. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br.

SERVIÇO:
Lançamento do Prêmio Curupira de Música Independente da Amazônia

Data: 20 de agosto de 2011

Hora: 21h
Local: Espaço Jungle do Parque dos Igarapés - Tv WE 12, nº 1000, Conjunto Satélite, Belém do Pará
Ingressos: 1º lote (150 ingressos): R$ 15,00
Onde Comprar: Lojas OI (Padre Eutíquio, Boulevard e Pátio Belém), Lojas Ná Figueredo, Circus Hamburgueria
Contatos: (91) 8412 7262


APOIO CULTURAL:
Oi Futuro, Ná Music, Proex
Parceria Institucional: Lei Semear, Fundação Cultural Tancredo Neves, Governo do Estado do Pará
Parcerias de Produção: Casarão Cultural Floresta Sonora, Circuito Polifônico, Coletivo Casa Preta, Coletivo Black Soul Samba, Coletivo Sala Livre, QualQuer Coletivo, SEBRAE, CUIA/UFPA (Circuito Universitário de Integração pela Arte), Instituto Ariri Bolonha, Ná Figueiredo, Associação de Mulheres Mestre Verequete.

Fonte: Guiart

Nenhum comentário:

Postar um comentário