27 de setembro de 2011

Novo Projeto Secreto Macacos estreia no Sábado

Um dia, há quatro anos, o contrabaixista da banda de hardcore Rennegados, Jacob Franco, iniciou uma pesquisa sobre a obra do compositor e instrumentista americano John Zorn. Como ele mesmo diz, “isso foi desencadeando vários interesses por outros estilos e sons musicais”. O resultado foi a criação de um super grupo de música instrumental com influências das mais variadas: do rock setentista ao jazz contemporâneo, passando pela world music.

Jacob foi arregimentando as pessoas que poderiam se encaixar no grupo. A primeira formação estreou em 2009 e tinha o baterista Junhão Feitosa (ex-Garagem 32, Johny Rockstar), o guitarrista Fabricio Gaby, também ex-Garagem 32; o tecladista Bruno Habib; o percussionista Clécio Leitão; e o baixista Arthur Cunha.

A mistura de guitarras, sintetizadores, teclados e efeitos vocais chamou bastante atenção, e com essa formação, a banda chegou a ser a segunda colocada nas Seletivas do Festival Se Rasgum em 2010. Jacob fala sobre as experimentações a partir da descoberta de John Zorn: “Fui conhecendo coisas que já estavam lá o tempo todo e não percebia. Então, comecei a resgatar e me interessar de coração e alma nisso. Foi uma pulada de cerca musical”, conta.

Mas nem todo mundo podia se dedicar ao projeto da mesma maneira, e quase metade dos integrantes deixou a banda por falta de tempo ou por divergências musicais mesmo. “A banda sofreu várias mudanças de integrantes, vários problemas internos. Mas sempre teve uma postura e um objetivo que é o de experimentar”, ressalta o idealizador do projeto.

Depois de dar um tempo para reformular as idéias, Jacob decidiu aceitar o convite de pessoas que queriam entrar no projeto. Foi assim que Rodrigo Ferreira (teclados) e Raphael Raiol (bateria) entraram no grupo. Raiol inclusive é baterista da banda Delinqüentes, que também já contou com a participação de Jacob. Alessandro Bacchini, que já tocou com o Chá de Baganas e vários outros grupos, assumiu as guitarras, mantendo Arthur Cunha e Clécio Leitão, respectivamente no baixo e nas programações.

Jacob largou a guitarra e assumiu apenas efeitos, escaleta, vozes e programações. A grande novidade, porém, é a integração de mais uma bateria. A jovem e bela Melly Rossas, que é natural de Fortaleza (CE), veio morar em Belém e aceitou turbinar ainda mais o som do grupo, que se apresenta no próximo dia 1º de outubro no projeto Ensaio Aberto do selo Na Music e Associação Pro Rock, pela primeira vez com essa formação. Devido à grande logística de uma banda com duas baterias apenas a Projeto Secreto Macacos se apresentará, excepcionalmente, nesse dia.

O Ensaio Aberto é um projeto de formação e der visibilidade de novas e velhas bandas de rock do cenário paraense, que existe há mais de 12 anos e já foi palco para mais de 500 grupos do Pará e de fora do Estado.


Por @nicobates

Serviço:

Ensaio Aberto com a banda Projeto Secreto Macacos

Sábado - Dia 01 de outubro

Local: Espaço Cultural Na Figueredo (Av. gentil Bittencourt, 449)

A partir das 17h

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário