11 de outubro de 2011

A música em debate

Um encontro de produtores, músicos e profissionais ligados à música. Assim será o evento Parque Musical, que acontece no próximo sábado, 15 de outubro, a partir das 15 horas no Teatro Estação Gasômetro, do Parque da Residência, em Belém.

O evento vai reunir as bandas Jonhy Rockstar, Projeto Secreto Macacos, Elder Effe, Tomates Verdes, Nego Bode, Iza e a banda Tuc Tuc, de Rio de Janeiro, que está na cidade para participar do Festival Megafônica.

Além da parte musical, o evento terá a realização de uma mesa redonda para discutir o desenvolvimento da Música no Pará. O tema é “A Nova Música do Pará – Perspectivas de Desenvolvimento” e contará com a participação de representantes da Pro Rock, Movimento Curupira Antenado, Na Music, Musica Paraense.ORG, Megafônica e Casarão Floresta Sonora.

O presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Nilson Chaves, foi convidado para participar. Segundo Nicolau Amador, representante do FPM-PA, a ideia é escolher um novo representante junto ao Fórum Nacional da Música (FNM), entidade que dialoga com o governo federal nas diretrizes das politicas nacionais do setor. Além disse, pretende-se apresentar as possibilidades e as politicas públicas em vigor na perspectiva de desenvolver o setor. “É momento efervescente em que é necessária uma grande mobilização e organização dos segmentos e artistas para apontar caminhos”, explica Nicolau.

Segundo Nicolau, o momento em que se discute a reforma da Lei dos Direitos Autorais e a diretriz do Procultura (a lei que define o sistema nacional de financiamento da cultura, substituindo a atual Lei Rouanet) é indispensável que se discuta o assunto. “Os músicos e artistas de modo geral não podem mais se omitir desse processo. É processo irreversível e que vai passar em branco caso os músicos não se envolvam. Há recursos mobilizados inclusive por ocasião da Copa do Mundo que envolve todos os setores da economia nacional, inclusive a cultura. E existem mecanismos de consulta e de participação que não podem nem devem ser mais ignorados”, explica ele.

Para Nicolau, a manutenção das atividades culturais, diante das dificuldades que os setores enfrentam na ameaça de crise mundial, depende principalmente de como os governos federal e estadual lidam com o assunto, uma vez que a grande maioria dos recursos que financiam a cultura vem de recursos públicos, através de isenção fiscal ou financiamento direto.

“É preciso que o poder público se manifeste sobre a manutenção e crescimento do setor cultural. Nosso estado produz cultura como nenhum outro, e é preciso que saibamos como vamos lidar com essa produção, ela vai ter um viés econômico, se vai ser apenas assessório a outras políticas ou seja lá qual outro direcionamento será dado”, explica o produtor e músico.

A programação vai começar por voltar das 15 horas com a reunião do FPM-PA em que os membros vão discutir nomes para a nova representação. Em seguida, haverá as apresentações das bandas que mostraram um pouco do seu trabalho interagindo uns com os outros, em cima do palco. Em seguida, novamente, será formada uma mesa para a apresentação de propostas para as politicas públicas para o seguimento.

A programação encerrará com o show do grupo projeto Secreto Macacos e Johny Rockstar que vão encerrar a programação inicio da noite. Durante toda a programação haverá vendas de discos, camisetas e outros artigos das bandas e artistas. Quem se interessar em expor os discos deve entrar em contato com a organização do evento através dos telefones 3222 6413 e 8116 2607.

O evento é uma realização do Fórum Permanente de Música do Pará (FPM-PA) e da Associação Comunitária Paraense de Rock (Pro Rock), em parceria com o selo Na Music, Coletivo Megafônica, Musica Paraense.ORG, Movimento Curupira Antenado e Casarão Floresta Sonora.

Na Foto: Projeto Secreto Macacos por Ana Flor.

Serviço:

Parque Musical

Com apresentações musicais e mesa de debates

dia 15 de outubro

no Teatro Estação Gasometro - Parque da Residencia - Av. Magalhães Barata

A partir das 15h

Ingressos a R$ 10 - Meia Para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário