20 de outubro de 2011

Projeto Secreto Macacos e Maquine no Fuxico

A noite do próximo sábado vai ter muito som alternativo e experimentações musicais das mais sofisticadas. Os coletivos sonoros Maquine e Projeto Secreto Macacos fazem show no Espaço Cultural Fuxico, a partir das 22h. A festa também vai ter discotecagem com os DJs Vandersexx, Clécio Dub, Alex Pinheiro, Cristiano Cohen, Marco Auad, Luiz Alux e Dspirilin.

Um dia, há quatro anos, o contrabaixista da banda de hardcore Rennegados, Jacob Franco, iniciou uma pesquisa sobre a obra do compositor e instrumentista americano John Zorn. Como ele mesmo diz, “isso foi desencadeando vários interesses por outros estilos e sons musicais”. O resultado foi a criação de um super grupo de música instrumental com influências das mais variadas: do rock setentista ao jazz contemporâneo, passando pela world music.

O PSM surgiu teve sua primeira formação em 2009 capitaneada pelo guitarrista e baixista Jacob Franco, da banda de hardcore Rennegados. A mistura de guitarras, sintetizadores, teclados e efeitos vocais chamou bastante atenção, e com essa formação, a banda chegou a ser a segunda colocada nas Seletivas do Festival Se Rasgum em 2010.

Jacob busocou novas experimentações a partir da descoberta de compositor americanos John Zorn. “Fui conhecendo coisas que já estavam lá o tempo todo e não percebia. Então, comecei a resgatar e me interessar de coração e alma nisso. Foi uma pulada de cerca musical”, conta.

Depois de dar um tempo para reformular as idéias, o grupo voltou com Rodrigo Ferreira (teclados) e Raphael Raiol (bateria) integrando a nova formação. Alessandro Bacchini assumiu as guitarras, mantendo Arthur Cunha e Clécio Leitão, respectivamente no baixo e nas programações da formação original.

Jacob largou a guitarra e assumiu apenas efeitos, escaleta, vozes e programações. A grande novidade, porém, é a integração de mais uma bateria. Melly Rossas, que é natural de Fortaleza (CE), veio morar em Belém e aceitou turbinar ainda mais o som do grupo, que se apresenta agora com duas baterias em cima do palco, promovendo um potente som instrumental.

Maquine - Formado por Bruno Rabelo (guitarra), Raniery (bateria e programações), Cristovão Simões (contrabaixo) e os letristas Lázaro Magalhães e Marco Tuma (vozes), o grupo Maquine surgiu em 2010, reunindo ex-integrantes de vários projetos musicais baseados em Belém e Rio de Janeiro. Mas estreou nos palcos em agosto deste ano.

Raniery, Bruno Rabelo e Marco Tuma foram parceiros de banda no Mohamed, grupo de rock alternativo que vicejou nos anos 1990 em Belém. Transitando entre o Rio e Janeiro e Belém, o baterista Raniery também já fez parte de times como as bandas Savant (thrash metal) e Tampa da Laranja (MPB e instrumental), além da banda Delinqüentes (punk/hardcore), nos anos 90, em Belém.

Ao lado do jornalista Lázaro Magalhães, Bruno Rabelo foi também um dos integrantes do grupo Cravo Carbono. O grupo foi um dos precursores da retomada das guitarradas na cena pop paraense no final dos anos 90 - após doze anos de atividades, o grupo se desfez em 2008.

@Nicobates

SERVIÇO:
Show com as banda Maquine e Projeto Secreto Macacos
Sábado, 22
No Espaço Cultural Fuxico (TV. Rui Barbosa, 1861)
Ingressos na hora a R$ 10.

Informações:
projetomacacos@gmail.com
Fone: 91- 81338533 (Jacob)

NA REDE

Projeto Secreto Macacos
http://www.myspace.com/projetosecretomacacos

Maquine
http://www.maquine.cc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário