1 de dezembro de 2011

Festival premia documentários e videoclipe

O Festival Noites Com Sol, que aconteceu de 28 a 30 de novembro no Teatro Maria Sylvia Nunes, divulgou na última quarta-feira os vencedores da premiação de Audiovisual.

O concurso, que foi dividido entre a votação pela internet e a votação do público que compareceu ao Festival, premiou cinco profissionais nas categorias de “Fotografia”, “Vídeo Ficção”, “Vídeo Documentário”, “Vídeo em Mídias Móveis” e “Melhor Videoclipe”.

O prêmio de melhor Fotografia ficou com o trabalho “Che conecta”, de Karina Paes; o melhor vídeo de ficção foi para “Muragens”, de Andrei Miralha, e o melhor vídeo documentário ficou com “Cólera: Uma aula de punk rock em Belém”, de Lucas Monteiro.

Já quem levou para casa o prêmio de melhor vídeo em mídias móveis foi Ruy Montalvão, com “Fragmentos de uma trip”. Para finalizar, o melhor videoclipe foi “Pescador”, versão do clássico popular de Mestre Lucindo produzindo pela banda de punk Delinquentes e dirigido por Robson Fonseca.

O resultado foi obtido através da votação na internet e do público presente na mostra com peso de 25% para os votos virtuais e 75% dos votos presenciais.

Para Cláudio Figueredo, coordenador do festival, os trabalhos enviados foram de grande qualidade. “Não tivemos o melhor público, mas os trabalhos premiados são de grande qualidade e certamente o prêmio significa um incentivo importante à produção”, comentou.

Lucas Monteiro, que produziu o vídeo pelo ponto de cultura Pro Rock - que tem apoio do Ministério da Cultura e da Secult-PA, através do projeto Mais Cultura - junto com Raoni Joseph, Elielton Nicolau Amador e João Barros, registrou os depoimentos do público e de músicos sobre o show da banda Cólera em Belém.

Além de mostrar a única passagem por Belém dessa banda que tem mais de 30 anos de carreira e é uma das mais importantes do movimento punk brasileiro, o vídeo traz uma das últimas entrevistas do vocalista Redson Pozzi, que morreu em setembro desse ano, vítima de ataque cardíaco.

“Fizemos uma reportagem bem ampla e tínhamos lançado no nosso programa de webtv, o Pará Underground. Quando o Redson morreu decidimos fazer um mini doc em homenagem a ele. A premiação foi uma surpresa pra mim, esse prêmio vai ser um grande incentivo e valoriza o trabalho de quem está produzindo, como a Pro Rock”, disse Lucas.

Já o músico Ruy Montalvão, do coletivo Rádio Cipó, registrou em um celular e uma handcan, cenas da viagem do coletivo com Mestre Lucindo para a França, em 2009. “Eu mesmo editei o vídeo no meu notebook as vésperas do festival e fiquei muito feliz com o resultado. O sistema de votação pela para casa um troféu e mil reais.

O projeto Noites com Sol vai realizar oficinas e outros shows ao longo do ano. Para Dani Franco, curadora da mostra e presidente da ABDeC/PA, o principal dessa premiação é incentivar a produção local, inclusive de outros municípios paraenses.

“Cidades que antes não produziam, como Castanhal e Parauapebas, agora já conseguem entrar num patamar de mercado, com qualidade não apenas técnica, mas artística. Claro que houve filmes que não foram selecionados, de iniciantes e tudo mais. Mas, no geral, a qualidade profissional dos trabalhos foi imperativa. E foi realmente muito difícil decidir entre filmes como o Muragens e Verônica Não Deita, por exemplo”, explicou Dani, que fez parte da comissão interna de desempate da mostra.

O Noites com Sol teve patrocínio da Oi através da Lei Semear e Apoio Cultural do Instituto Oi Futuro, da Fundação Tancredo Neves, do Governo do Pará, Estação das Docas, da Universidade Federal do Pará, Colégio Universo, Instituto de Artes do Pará, Movimento Curupira Antenado, Fox Vídeo, Secretaria de Estado de Comunicação e Rede Cultura de Comunicação, Secretaria de Estado de Cultura, Casarão Cultural Floresta Sonora, revista PZZ, Croatã e selo Na Music.

Um comentário:

  1. Acho que o Coletivo Rádio Cipó viajou com o Mestre Laurentino, e não com o Mestre Lucindo, que descanse em paz...

    ResponderExcluir