20 de março de 2011

Pará Underground vai mostrar trabalho de luthier



Após o sucesso da primeira matéria do programa Pará Underground da TV Pro Rock, que teve mais de 500 visualizações em apenas sete dias, o programa traz na próxima semana uma entrevista exclusiva com Maikon Santa Rosa.

A equipe do programa passou uma manhã no atelier de Maikon para saber mais como é seu trabalho como luthier, profissional que mexe com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Um dos integrantes da equipe Pro Rock, Lucas Monteiro conta que gostou de fazer a matéria, e o que lhe chamou a atenção foi “a boa vontade do Maikon em mostrar o que sabe e a humildade dele quanto ao conhecimento que tem”.

Maikon começou a trabalhar com reparos de instrumentos de corda há mais de 13 anos, pintando e cortando suas guitarras e violões. Profissionalmente esta há sete anos no ramo. Na matéria ele explica os detalhes do processo de construção de uma guitarra e quais são as madeiras utilizadas. Lucas garante que o mais legal é que “dá pra perceber algumas diferenças entre um instrumento artesanal feito por luthier e um comprado na loja”.

O artesão atende vários músicos de rock de Belém. Ao chegar a seu atelier que fica no bairro da Cremação, na Travessa Alcindo Cacela, logo podemos perceber a fila de instrumentos que aguarda os ajustes de Maikon. Alguns integrantes da Pro Rock são clientes dele, uma parceria esta sendo estudada com o luthier para melhorar o atendimento aos associados.

Quanto ao bom resultado da primeira matéria, Lucas acredita que as pessoas estão aceitando bem o programa pelo fato de não existir outro com uma linguagem acessível, preocupado em mostrar a música em primeiro lugar. E aposta na boa repercussão da próxima já que “muita gente sabe o que é um luthier, mas não sabe como ele trabalha e a importância do trabalho dele”, garante Lucas, que toca com a banda Hellride.

A segunda edição vai ao ar essa semana com a cobertura do show do Cólera em Belém.

Foto: Maikon em seu atelier no registro de @Nicobates

Texto por @Idjanara

2 comentários: