5 de julho de 2011

Mestre Laurentino: o roqueiro mais velho do Brasil

Aos 86 anos de idade, mestre Laurentino é um verdadeiro pop star. Seus cordões, os incontáveis anéis que traz nos dedos, suas roupas de cores cintilantes e a grande familiaridade com que sobe ao palco sempre impressionaram. Principalmente, quando o mestre cantava ao lado da banda Coletivo Rádio Cipó.

Laurentino, que se considera o roqueiro mais velho do Brasil, não tem frescura nem papas na língua. Aonde chega faz estardalhaço, como já afirmou muitas vezes nas centenas de entrevistas que deu.

Vivendo na terra do carimbó Mestre Laurentino, underground do jeito que é, decidiu que queria tocar outros ritmos, como o jazz, o bolero, a mazurca e, claro, o rock’n’roll.

E é nesse clima de rock que ele subirá ao palco do Festival Cultura de Verão, no dia 27 de julho, para mostrar que seu repertório vai muito além de “Loirinha Americana”, seu hit de maior sucesso que foi gravado pro Gilberto Gil e pela banda pernambucana Mundo Livre S/A.

Quem acompanha Laurentino nesse show é a banda Os Cascudos, formada por Elder Effe (baixo), João Sincera (Guitarra) e Ulysses Moreira (bateria). “A banda foi montada só para esse show. O Beto Fares, que é um dos coordenadores do Festival, nos deu a ideia de se chamar ‘Os Cascudos’. Mas nós somos apenas a banda de base, o repertório será todo do mestre Laurentino”, diz Elder Effe, baixista da banda Johny Rockstar. Os show começa às 20h, no Píer das Onze Janelas.

No Festival, Mestre Laurentino apresentará suas misturas musicais em um show que durará aproximadamente meia hora. “Será uma espécie de tributo ao Laurentino. A maioria das pessoas sabe pouco sobre a obra dele, então esse show será uma ótima oportunidade de conhecer seu repertório”, opina Elder.
Além do roqueiro mais velho do Brasil, no Festival Cultura de Verão tem espaço para diversas bandas paraenses. O evento, que é uma realização da Rede Cultura de Comunicação, começou nesta terça-feira (5) e vai até o final de julho, em Belém, Salinas, Abaetetuba, Bragança e Marabá.

Ao todo serão 221 músicos que participarão dessa grande festa. “Escolhemos os artistas que não participaram do Terruá Pará. E que tem trabalhos autorais relevantes, pois queremos mostrar a diversidade da música paraense e contemplar os músicos que fazem parte do acervo da programação da rádio cultura”, diz um dos organizadores do Festival, Beto Fares.

As bandas que participarão do Festival em Belém serão: Álibi de Orfeu, na próxima terça-feira (17); Projeto Secreto Macacos e Elder Effe, dia 19 de julho; e Laurentino e os Cascudos, no dia 27 de julho. Todos os shows acontecerão no Píer das Onze Janelas, a partir das 20h.

Já em Salinas haverá neste fim de semana shows das bandas La Orquestra Invisível e Suzana Flag, no sábado (9), e The Baudelaires e Johny Rockstar, no domingo (10). As apresentações acontecem na praia do Farol Velho.

Serviço:

Festival Cultura de Verão, de 05 à 31 de julho, em Belém, Salinas, Abaetetuba, Bragança e Marabá. Com shows das bandas: Álibi de Orfeu, na próxima terça-feira (17); Projeto Secreto Macacos e Elder Effe, dia 19 de julho; e Laurentino e os Cascudos, no dia 27 de julho. No Píer das Onze Janelas, a partir das 20h. E em Salinas, shows das bandas La Orquestra Invisível e Suzana Flag, no sábado (9), e The Baudelaires e Johny Rockstar, no domingo (10), na praia do Farol Velho. Confira a programação completa:http://www.portalcultura.com.br/festivaldeverao/.

Por: @ViviCarvalho





Nenhum comentário:

Postar um comentário