8 de setembro de 2011

Se Rasgum privilegia a diversidade

A Produtora Dançum Se Rasgum já divulgou as bandas que vão se apresentar no primeiro e no segundo dia das Seletivas Se Rasgum. A diversidade é a marca das bandas participantes: tem reggae, rock, hip hop, música eletrônica, entre outros estilos.

A apresentação foi definida por meio de sorteio, que aconteceu na última quinta-feira (1 de setembro), na Loja Ná Figueredo, e contou com a participação dos coordenadores do Festival e dos integrantes das 16 bandas selecionadas para as Seletivas.

Vinil Laranja, Vida Noturna, Tranze, Maquine, Crisantempo, Juca Culatra & Cristal Reggae, MC Gaspar e Projeto Charmoso são as oito bandas que foram sorteadas para o primeiro dia das Seletivas, que acontece neste sábado (10 de setembro), a partir das 21h, no African Bar. A noite encerrará com o show da banda gaúcha Cachorro Grande.

Conheça um pouco das bandas que se apresentam neste sábado (10 de setembro):

Vinil Laranja:

A banda Vinil Laranja surgiu em 2004 e é formada por Andro Baudelaire (voz e guitarra), Saul Smith (guitarra),Bruno Folha (baixo) e Netão Red (bateria). Em março de 2009, a Vinil foi a primeira banda do Pará a tocar no festival South by Southwest, em Austin, Texas.

A Vinil lançou em 2006o primeiro CD, “Vinil Laranja”, pelo selo Na Music. Em 2009, o “Unfaceless Bride” e, em 2010, o terceiro disco, “If She Ask”, com lançamento nacional através do Compacto.Rec!.

Vida Noturna:

O grupo Vida Noturna é: L.Gee, Pjó, Titi e Dj Morcegão. Todos com larga experiência na cena hip-hop de Belém.

Apresentam em seu repertório rimas e poesias simples que retratam a realidade dos grandes centros urbanos. O V.N combina elementos da música brasileira com ritmos como Black Music, R&B, Reggae e Soul.

Tranze:

A Tranze existe desde 2006 e é formada por Carlitus Picanço, Leonardo Azevedo, Florindo Ayres e Luciano Ribeiro. A banda faz um hard rock com influências de outros estilos musicais, como o blues, rockabilly, grooves dos anos 70 e country.

Para combinar com o nome irreverente, a Tranze tem o hábito de distribuir camisinha ao seu público.

Maquine:

Maquine é formada por Lázaro Magalhães (vocalista, ex Cravo e Carbono), Bruno Rabelo (guitarra, ex Cravo e Carbono), Cristóvão Simões (contrabaixo, ex La Pupuña) e Raniery (bateria, ex Delinquentes).

O grupo surgiu em 2010, unindo os interesses dos integrantes pela poesia, experimentalismo eletrônico, rock, jazz, world music e música brasileira. A banda tem como influências as guitarradas paraenses e os ritmos caribenhos e africanos.

Crisantempo:

A banda é formada por Aelson Maximiana, Allan Jorge e Léo Vitor. O trio traz em sua sonoridade influências da música popular brasileira setentista, como Tom Zé, Secos e Molhados, Som Imaginário, Os Mutantes e Clube da Esquina.

Atualmente, a Crisantempo se prepara para lançar o seu álbum de estréia, chamado “Faz de Conta que é de Papel”.

"Uma banda com o pé na infância, com gosto pela música popular e que traz como inspiração as ruas e os bairros da antiga e tão nova Belém", assim a banda se descreve em seu site.

Juca Culatra & Cristal Reggae:

A Cristal Reggae é considerada a primeira banda de reggae de Belém do Pará. A banda já teve diversas formações, atualmente, a Cristal Reggae é: Negro Jô (vocal e percussão), Juca Culatra (Vocal), Laurent Mercier (guitarra e vocal), Jesse James (bateria e vocal), Fábio Ramos (Keyboards), Dennis Castro (guitarra e vocal) e Charles Santana (baixo).

A Cristal Reggae atualmente faz shows com o cantor e compositor paraense Juca Culatra. Em seu repertório existem principalmente músicas autorais e versões em reggae de grandes ícones da música internacional. Em seus arranjos a banda busca todos os ritmos das vertentes do reggae jamaicano, como roots, hagga, new reggae e dancinghall, misturando tudo com os estilos regionais como carimbó, lundum e outras.

Mc Gaspar:

Mc Gaspar_duNorte é o vulgo de Anderson de Oliveira Almeida, que exerce a atividade de mc e grafiteiro. Em 2009, ele montou seu primeiro grupo de rap chamado Experimento Norte, formado por MC Gaspar, MC Poik, MC Alonso e DJ Morcegão.

Hoje, Mc Gaspar_duNorte se prepara para lançar seu primeiro trabalho solo, produzido pelo DJ Gustavo, Da Quebrada Records, e pelo selo “Rap feito em Casa”. O CD contará com algumas participações de Rappers de Belém e do Brasil.

Projeto Charmoso:

Um aficionado por botões, volumes, ecos, texturas e temperos variados desde que sejam “editáveis”, “sampleáveis” e “mixáveis” pelos mais inesperados caminhos estereofônicos: este é Pro.efX, produtor musical desde o fim dos anos 90 que já trabalhou com vários artistas por todo o Brasil e lançou, em 2009, o disco "Transglobal roots overdub jamin" e um outro, em 2010, pela Red Bull Music Academy.

Ao lado de Pro.efX, no Projeto Charmoso, está Nanna Reis, uma menina de 20 anos, mas com uma carreira de dar inveja. Vencedora de vários prêmios Brasil a fora e dona de uma voz poderosa, Nanna vem se firmando no cenário nacional.

Um projeto que traz salsas, sambas, cantigas, eletricidade, ligando tambores a sintetizadores. Isso tudo e um pouco mais é o Projeto Charmoso: modernidade e delicadeza na música contemporânea.

Saiba mais sobre as bandas no Portal Pará Música.

Nas fotos: Bandas Tranze e Maquine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário